Quarta-Feira, 19 de Abril de 2017 - 11:05 (Geral)

L
LIVRE

GOVERNADOR CONFÚCIO AUTORIZA DER REALIZAR NOVO MUTIRÃO DE LIMPEZA NA CIDADE DE CANDEIAS

A Prefeitura, durante a gestão do ex-prefeito Francisco Soares de Sobreira [O CARECA, do PSDB], na contrapartida, usou asfalto fresado retirado da BR-364 pelo 5º BEC [Batalhão de Engenharia e Construção].


Imprimir página

CANDEIAS DO JAMARI/RO – O governador Confúcio Moura cumpriu, nesta segunda-feira, 17, com o que havia combinado com o ex-prefeito, Chico Pernambuco - antes de ser assassinado brutalmente – que o Departamento De Estrada de Rodagem [DER] realizaria mais um ‘Mutirão de Limpeza’ na cidade e na periferia.

O pedido foi reiterado pelo atual prefeito, Luiz Ikenohici [DEM] e pelo deputado estadual Adelino Follador [DEM], quando esteve com vários secretários do Governo entre os quais a secretaria de Assuntos Estratégicos e Logística, além do DER, SEDUC, SESAU e o Gabinete do Governador.

No mutirão deste ano, para operar na cidade de Candeias, o governador autorizou o envio de um caminhão Espargidor [usado na impressão do material asfático para imprimação dos buracos], cinco caminhões-caçambas [basculante], uma retro-escavadeira, duas moto-niveladoras, uma pá-carregadeira, um rolo [usado para compactar material] e pessoal de campo e técnico.        

A Prefeitura, durante a gestão do ex-prefeito Francisco Soares de Sobreira [O CARECAdo PSDB], na contrapartida, usou asfalto fresado retirado da BR-364 pelo 5º BEC [Batalhão de Engenharia e Construção]. À época, foram mais de 400 carradas de material cedido e utilizado nas operações tapa-buracos realizadas entre os anos 2015-16.

Este ano, o governador Confúcio Moura autorizou, numa decisão inédita, o uso de massa asfáltica de qualidade produzida pelo Departamento de Estrada e Rodagem [DER], no mesmo padrão do ‘Projeto Asfalto BOM’, já utilizado nas operações que o Estado fez nos bairros da Capital e Interior do Estado.

Desde o amanhecer desta segunda-feira, homens e máquinas que integram o ‘arsenal mecânico e da patrulha de obras do Estado’, começaram a fazer a diferença nas ações asseguradas ainda no governo de Chico Pernambuco, limpando ruas, coletando entulhos armazenados em quintais das residências, pátios de prédios públicos e privados.

Segundo um interlocutor anônimo da secretaria de Obras, agora, chefiada pelo presidente Partido da Mobilização Nacional [PMN], Valteir Queiroz – suposto aliado do deputado Lindomar Garçon – ele é filho do falecido líder político Miguel Queiroz -, ‘a previsão é de que cerca de 300 toneladas de lixo e entulhos logo nos dois primeiros dias’.

Com a maior parte de seus equipamentos ‘quebrados’, o interlocutor revelou, ainda, que, ‘a Prefeitura, na sua contrapartida, desfalca o mutirão deste ano em número de caminhões, pá-carregadeira, patrol do PAC-2, além de pessoal de campo reduzido devido às demissões de comissionados com domicílios na Capital.

LIXO SEM DESTINO – Outra vez, o pessoal do Departamento de Estrada e Rodagem [DER], como na Administração dos ex-prefeitos CARECA e Júnior Silva, vem tendo problemas com a destinação do lixo. Segundo informações de um recepcionista da Secretaria de Finanças e outro do Meio Ambiente, ‘o entulho deve ser descartado numa área disponibilizada pelo Centro de Recuperação ‘Família Rozetta’.

Quanto ao lixo retirado da frente das casas, entre os quais produtos eletrodomésticos e eletrônicos, a Prefeitura enfrenta as mesmas dificuldades para descartar na região. Na falta de um aterro sanitário adequado, resíduos sólidos e materiais inservíveis devem ser transportados para o Lixão da Vila Princesa em Porto Velho.

O QUE É UM ESPARGIDOR DE ASFALTO – Todas as construções de vias públicas e rodovias [como nas operações tapa buracos] são administradas conforme a necessidade no prazo de entrega e isto, demanda que as obras sejam feitas com a maior exatidão e rapidez, alguns veículos e equipamentos auxiliar este processo nele podemos notar o uso contínuo do espargidor de asfalto,um caminhão capaz de executar obras asfálticas com otimização de tempo e precisão.

O QUE É? - O espargidor de asfalto é uma máquina que detém em seu tanque emulsões asfálticas de aquecimento e bombeamento para pavimentar o solo de rodovias e vias públicas.

As pinturas recebem impermeabilizantes e ligas que realizam a aspersão do piche, ou seja, este equipamento é responsável por imprimir a pista na área construída.

Com o processo de tecnologia avançado, há modelos de espargidor que não necessitam de operadores para controlar a barra ou caneta espargidora localizadas na parte de trás do caminhão, são automatizados por meio de GPS.

XICO NERY

Fonte: NewsRondônia

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias