Quarta-Feira, 08 de Novembro de 2017 - 17:40 (Colaboradores)

L
LIVRE

GÊMEOS SIAMESES - POR CARLOS SPERANÇA

Com cargos no primeiro e segundo escalões no governo Confúcio Moura, e valorizada na Assembleia Legislativa pelo presidente Maurão de Carvalho, boa parte dos petistas está cerrando fileiras com o candidato ao governo do PMDB nas eleições de outubro.


Imprimir página

Mesmo antes de começar a discutir o novo Plano Diretor com a Câmara Municipal de Porto Velho e a comunidade, em audiências públicas, o prefeito Hildon Chaves (PSDB), com visão de futuro, tem antecipado ações no tocante à mobilidade urbana, à regularização fundiária e assume tocar obras de envergadura transferidas pelo governo do Estado, como são os casos da nova rodoviária e o projeto de saneamento básico.

Soluções urgentes, como a de mobilidade urbana, desafogando o trânsito de avenidas congestionadas, como a Carlos Gomes com a ampliação da rua Duque de Caxias, formando um corredor expresso de ônibus urbano, já estão em andamento. Também está ultimando os preparativos para lançar edital para a contratação de uma nova empresa de transportes coletivos que assuma a responsabilidade de tratar com mais humanidade os pobres usuários do sistema local.

A decisão de não disputar o governo do Estado no ano que vem, anunciada durante a semana, é outra notícia propícia. Sem a necessidade de ações populistas imediatas ele encontrará melhores condições para agir em favor da população, mesmo com atos impopulares, como fazer valer o Código de Posturas.

Caso o deputado estadual Laerte Gomes (Alvorada do Oeste), não derrote a deputada federal Mariana Carvalho (Porto Velho) na disputa pelo Diretório Estadual do PSDB neste final de semana, acredita-se que poderá haver uma migração de tucanos da legenda.

É que sem controle da sigla, o ex-senador Expedito Júnior ficaria inseguro com relação à aprovação do seu nome nas convenções para a disputa do governo do Estado nas convenções de julho do ano que vem.

Nos bastidores fala-se que se formou na disputa pelas cadeiras da Assembleia Legislativa, pelo PMDB em Rondônia, um “grupo da morte”. Ocorre que o partido tem seis deputados estaduais e acredita-se que estariam mais ou menos garantidos apenas três parlamentares na disputa pela reeleição.

Além disto, Ezequiel Neiva (Sul do Estado) e Williames Pimentel (Porto Velho) ameaçam reduzir ainda mais a margem da reeleição dos atuais parlamentares peemedebistas.

Com cargos no primeiro e segundo escalões no governo Confúcio Moura, e valorizada na Assembleia Legislativa pelo presidente Maurão de Carvalho, boa parte dos petistas está cerrando fileiras com o candidato ao governo do PMDB nas eleições de outubro.

O PT e o PMDB já estão alinhados em seis Estados, com Rondônia poderá ser o sétimo. Golpistas e golpeados, sempre juntos, como gêmeos siameses.

Temos boas disputas regionais, verdadeiros clássicos na peleja pelas oito cadeiras à Câmara Federal no ano que vem. No Sul de Rondônia, com Melki Donadon x Evandro Padovani; na região Central, Marcos Rogério x Silvia Cristina; no Vale do Jamari, Ernandes Amorim x Tziu; em Porto Velho, Mariana Carvalho x Léo Moraes; em Cacoal e região do café, Nilton Capixaba x Jaqueline Cassol; e na Zona da Mata, entre Marinha Raupp x Luiz Cláudio. Vamos ver quem leva a melhor.

O PDT vai definindo sua nominata de candidatos à Câmara dos Deputados para 2018. Entre os nomes cogitados, estão o vereador Agostinho, em Guajará-Mirim; o empresário Paulo Tico (Porto Velho), Dr. Indiano (em Jaru), na região da 429, o Dr. Ronaldo; na região Central, Silvia Cristina; e em Cacoal, o vereador Celso Adoná. Serão lançados postulantes também na Zona da Mata, Sul e Vale do Jamari.

*** A Casa do Menor, mantida pela igreja católica do bairro Areal, está pestes a fechar as portas por falta de ajuda e apoio das esferas municipal, estadual e federal *** As dívidas se acumulam e a coisa já chegou ao fundo do poço *** Os finais de semana têm sido de violência na periferia da capital *** São embates entre jovens pelos pontos de venda de drogas, maridos drogados ou embriagados aplicando peia nas esposas, etc.

Fonte: Carlos Sperança - News Rondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias