Sexta-Feira, 07 de Julho de 2017 - 08:53 (Meio Ambiente e Ecologia)

L
LIVRE

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DE RONDÔNIA LANÇA REDE DE LABORATÓRIOS DE PESQUISA EM AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

Segundo o presidente da fundação, Francisco Helder de Souza de Oliveira, a rede de laboratórios irá organizar os trabalhos unindo as instituições do governo do Estado, ligados aos setores da agricultura e meio ambiente, com as instituições do governo federal e particulares que estão engajadas nessa parceria.


Imprimir página

A Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero), lançou na manhã desta quinta-feira (6), durante encontro realizado em Porto Velho, a rede de laboratórios de pesquisa em agricultura e meio ambiente.

Segundo o presidente da fundação, Francisco Helder de Souza de Oliveira, a rede de laboratórios irá organizar os trabalhos unindo as instituições do governo do Estado, ligados aos setores da agricultura e meio ambiente, com as instituições do governo federal e particulares que estão engajadas nessa parceria. “O governo de Rondônia irá apresentar as demandas e os laboratórios que compõem a rede vão achar as soluções, por meio de estudos e pesquisas”, afirmou o presidente.

Durante o encontro, Francisco Helder também apresentou os programas que estão sendo desenvolvidos pela Fapero em diversas áreas do conhecimento e citou o Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS), que já está em fase de prestação de contas e muito contribuiu para a gestão compartilhada em saúde pública do país. Atualmente a Fundação encontra-se com mais de 16 programas em pleno andamento e em torno de R$ 30 milhões aplicados, mas a meta é investir cerca de R$ 40 milhões até o final deste ano.

O governador Confúcio Moura sancionou a lei de criação da Fapero em 2011. Em 2013 a fundação coloca Rondônia na Agência Nacional de Ciências e Tecnologia e firma os primeiros convênios com Capes/MEC, CNPQ, Ministério da Saúde, sendo hoje a Fundação Rondônia a principal fomentadora e carreadora de recursos para a ciência, tecnologia e inovação no estado de Rondônia.

Marcaram presença no evento representantes de vários órgãos e instituições, entre os quais Sedam, Embrapa, Fiocruz, Unir e de faculdades particulares.

Fonte: 010 - SECOM/GOV-RO

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias