Terça-Feira, 03 de Abril de 2018 - 14:03 (Eventos)

L
LIVRE

FIERO REALIZA CAFÉ DA MANHÃ EM HOMENAGEM AO DIA DO JORNALISTA

O café da manhã acontece nesta sexta-feira, 6, no salão de convenções da Casa da Indústria, a partir das 8 horas.


Imprimir página

O Dia do Jornalista é dia 7 de abril, mas a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) antecipa a comemoração. Pelo segundo ano, a instituição vai realizar evento de confraternização em homenagem aos profissionais da imprensa. O café da manhã acontece nesta sexta-feira, 6, no salão de convenções da Casa da Indústria, a partir das 8 horas.

O presidente da Fiero, Marcelo Thomé ressalta os jornalistas como o elo mais importante na aldeia global. “É uma honra a oportunidade de celebrar a data de um dos mais importantes segmentos profissionais, que é o jornalismo, a quem devotamos profundo respeito.

Thomé lembra que não é possível coexistir regime democrático sem liberdade de imprensa e de expressão. “São esses valores, exercidos com ética, transparência e imparcialidade, que possibilitam à sociedade brasileira tomar conhecimento de tudo que se passa no Brasil e no Mundo, por mais que se tente escamotear a verdade”, exultou.

O coordenador de Comunicação Social da Fiero, jornalista Carlos Araújo, destaca a homenagem aos colegas como uma forma de estreitar o relacionamento com aqueles que exercem a profissão e merecem esse reconhecimento, estimulo e valorização.

Araújo ressalta o sucesso da primeira edição do Prêmio Fiero Paulo Queiroz de Jornalismo, instituído pela Fiero e realizado em setembro do ano passado. Nosso objetivo é ressaltar o trabalho ininterrupto do jornalista em contribuir com seu papel social, enfrentando desafios e adversidades todos os dias”, disse. 

História

Desde 1808, época em que surgiu o primeiro jornal em língua portuguesa, o Correio Brasiliense, do jornalista Hipólito José da Costa, esta profissão desempenha um importante papel para a sociedade brasileira. O compromisso com a ética e a veracidade dos fatos é uma marca dos profissionais que acreditam na grande relevância de transmitir informação às pessoas, dando a elas à possibilidade de terem senso crítico e cultura.

O dia 07 de abril é a data oficial da profissão de jornalista, pois trata-se de uma homenagem criada pela Associação Brasileira de Imprensa a Giovanni Líbero Badaró. Ele foi médico e jornalista e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou Dom Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 07 de abril. Em 1931, cem anos depois, a data passou a ser oficialmente “Dia do Jornalista”.

Fonte: 015 - Assessoria

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias