Segunda-Feira, 16 de Outubro de 2017 - 11:37 (Esportes)

L
LIVRE

FASE JUVENIL DO JOER É ABERTA EM PORTO VELHO COM PROPOSTA DE INCENTIVAR PRÁTICAS ESPORTIVAS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO

A cerimônia contou com participação especial da embaixadora olímpica Iziane Marques, ex-integrante da seleção brasileira de basquetebol.


Imprimir página

A fase juvenil (15 a 17 anos) dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) foi aberta na noite de sexta-feira (13), no ginásio Cláudio Coutinho, em Porto Velho, com a proposta de incentivar a prática esportiva na rede pública estadual. A cerimônia contou com participação especial da embaixadora olímpica Iziane Marques, ex-integrante da seleção brasileira de basquetebol.

“Em 2017, o Joer mobilizou 10% dos estudantes da rede pública, cumprindo a função de inclusão social”, destacou o vice-governador Daniel Pereira, em pronunciamento oficial, referindo-se a participação dos alunos-atletas nas dez etapas regionais e nas fases estaduais paralímpica, infantil e juvenil. Só nestas três fases estaduais, 4.286 alunos-atletas foram credenciados pela coordenação dos Jogos Escolares.

O secretário estadual de Educação, Waldo Alves, enfatizou que a política esportiva escolar está sendo cumprida com êxito. “Estamos investindo no esporte resgatando boas práticas e valores importantes na formação do cidadão”, disse o secretário. Representando o Poder Legislativo, o deputado Leo Moraes parabenizou o governo de Rondônia pela realização do Joer. “O esporte é a principal ferramenta transformadora de pessoas”, disse o parlamentar.

A cerimônia de abertura seguiu à risca o protocolo e foi realizada dentro de uma hora, conforme a programação da gerência de atividades complementares do Joer. O evento iniciou com o desfile das 10 delegações, homenagens a professores de educação física, execução do hino nacional, duas apresentações artísticas e os juramentos dos atletas, dos árbitros e dos técnicos.

A tocha olímpica foi conduzida por cinco recém-medalhistas na etapa nacional infantil (12 a 14 anos) dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), ocorrida em setembro, em Curitiba (PR). São eles: Vitor Pompeu, ouro no ciclismo; Amanda Felipetto, prata no judô; Rafael Vieira, prata no voleibol; Victor Silva, ouro no basquetebol; e Luís Felipe Belão, prata e bronze na natação.

O revezamento da tocha ainda se deu pela judoca vice-campeã Pan-americana 2017 e ouro nos Jogos Escolares da Juventude em 2016, Amanda Arraes, e pela embaixadora Olímpica Iziane Marques, quem acendeu a pira olímpica encerrando a solenidade.

O Joer segue até o próximo dia 22 com disputas, provas e partidas em cinco modalidades coletivas e outras seis individuais. Os campeões que obtiverem índices olímpicos serão classificados para a fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que ocorrerão de 16 a 25 de novembro, em Brasília (DF). O Joer é uma organização e realização da Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar (Gefece), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Fonte: 010 - SECOM/GOV-RO

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias