Domingo, 01 de Julho de 2018 - 13:59 (Saude)

L
LIVRE

'ESCOVAR OS DENTES É UM HÁBITO QUE DEVE COMEÇAR BEM CEDO', DIZ, ABO-RO

Em todo o país, a Associação Brasileira de Odontologia, vem desenvolvendo um projeto onde o foco é a prevenção dos dentes.


Imprimir página

Escovar os dentes deve ser um hábito tão importante quanto se alimentar. “Sem um trabalho de prevenção não podemos conseguir a saúde geral quando esse indivíduo crescer”, enfatiza o presidente Associação Brasileira de Odontologia, (ABO-RO) em Rondônia, Antônio Carlos Politano.

A limpeza dos dentes é parte da higiene corporal. Ela é a junção de uma pratica que precisa ser iniciada desde cedo.

“Eu faço isso sempre”, disse a estudante, Yanne Gabriela de 10 anos.  

Em todo o país, a Associação Brasileira de Odontologia, vem desenvolvendo um projeto onde o foco é a prevenção dos dentes. E como tudo deve-se a pratica, alunos de 05 a 10 anos da Escola Marcelo Cândia, na Zona Leste foram os primeiros a contar com os serviços do projeto, em Rondônia.

“A gente  ainda não tem um prática aqui na escola (Marcelo Cândia) de escovação. Até porque o nosso público é de criança de 6 anos ao ensino médio. Consideramos importante desenvolver daqui pra frente alguma ação implementada por nós para trabalha essa parte”, declara,  Rosangela Coutinho – vice diretora da escola.

Na programação, os estudantes participaram de escovação assistida, assistiram á palestra sobre a saúde dos dentes. E ao final cada um recebeu um kit contendo escova e creme dental. Também houve brincadeiras.

Cuidar dos dentes, a Leanne Salina de seis anos demonstra o que  aprendeu com os acadêmicos.

“Encima, atrás, nas laterais. A língua também precisa ser escovada”, informa, Leanne.

Uma pesquisa publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que 53% dos brasileiros não costumam usar a escova de dental, a pasta e muito menos o fio dental. Na pesquisa os homens são os mais relaxados. O IBGE também mostrou que esse percentual (aumenta e cai) dependendo do grau de escolaridade.  Mas e na faixa etária das crianças?  A preocupação é fazer com que esse cenário não se torne algo hereditário.

“Temos visto durante as nossas extensões que tem um número bem grande de crianças com pelo menos um dente cariado”, destaca à voluntária e professora universitária, Caren Cristine.

Com os atendimentos voltados aos alunos da Escola Marcelo Cândia, em porto velho, o Estado de Rondônia passa a ser mais um Estado a receber o Programa “Um Sorriso do Tamanho do Brasil”. A atividade é voltada, principalmente para o público de baixa renda. A parceria começou em 2017 entre á ABO nacional e a empresa Colgate do Brasil.

“Em 2018 conseguimos trazer o programa para o Estado de Rondônia. E isso nos motivou a fazer uma parceria com uma faculdade particular. Hoje estamos aqui levando um trabalho de prevenção”, finaliza, Antônio Carlos, presidente da ABO Rondônia.

Fonte: NewsRondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias