Quinta-Feira, 01 de Fevereiro de 2018 - 16:23 (Educação)

L
LIVRE

ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ RECEBEM BENEFÍCIOS DO GOVERNO ESTADUAL; CONVÊNIOS FORAM ASSINADOS NESTA QUINTA-FEIRA

As assinaturas ocorreram no teatro municipal Juscelino Kubistchek pelo governador Confúcio Moura e o prefeito Cornélio Duarte, nesta quinta-feira (1°).


Imprimir página

As sete escolas municipais urbanas e rurais de São Miguel do Guaporé foram contempladas com três convênios que promoverão reformas, formação continuada aos professores e cursos de aperfeiçoamento profissional aos moradores. As assinaturas ocorreram no teatro municipal Juscelino Kubistchek pelo governador Confúcio Moura e o prefeito Cornélio Duarte, nesta quinta-feira (1°).

“É um presente de ano novo. O município não teria condições financeiras para reformar as escolas sem a ajuda do governo estadual. Somos muito gratos pelo apoio do governador Confúcio Moura”, disse o secretário municipal de educação de São Miguel do Guaporé, Osiel Xavier da Gama, destacando que as sete escolas serão reformadas. “Inclui aí a parte elétrica para receber a futura climatização das salas de aulas”, explicou Osiel Xavier.

A origem dos convênios é da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com o objetivo de colaborar no incremento da educação municipal, melhorando a qualidade do ensino. “O governador Confúcio Moura é um municipalista. Somos parceiros e quero registrar nossos agradecimentos por mais essa parceria aqui celebrada”, disse o deputado estadual Lebrão.

Com mais de duas décadas em funcionamento, a escola municipal Padre Ezequiel Ramim, localizada no quilômetro 8 da linha 98, será beneficiada pelo convênio da Seduc. “Ao longo dos anos a escola foi crescendo fisicamente e a parte elétrica não acompanhou essa evolução. Esta é a primeira vez que uma gestão estadual nos oferece tamanha ajuda. Sobre a formação continuada e as capacitações à comunidade, elas são essenciais para uma construção de uma sociedade mais justa”, disse a diretora Claumirdis Gomes Moisés.

A escola Lázaro Alves de Lima, onde Ághata Reigiel, de 9 anos, estuda o 5°, também foi contemplada. “Todas as escolas de São Miguel precisam de reformas para o melhor acolhimento dos alunos na formação de cidadãos de amanhã”, declarou a mãe da menina, Claudete Reigiel.

O prefeito Cornélio Duarte de Carvalho agradeceu a parceria. “Com a educação melhor conseguimos transformar a realidade do município”, disse o prefeito, anunciando que as obras de reformas não impedirão o seguimento do ano letivo nas escolas municipais que se inicia na segunda-feira (5).

A celebração dos convênios para o governador Confúcio Moura significa avanço na educação em Rondônia. A escola Tio Teco é uma das mais precárias. O prédio de madeira ganhará nova estrutura em alvenaria. “Serão construídas 5 novas salas, o refeitório será demolido e dará lugar a um moderno. A parte elétrica será toda refeita”, detalhou o governador Confúcio Moura, sobre a Tio Teco, a qual considerou mais necessitada. “A educação só evolui com prédios adequados e servidores capacitados”, ressaltou o governador. A capacitação dos servidores por técnicos da Seduc iniciou logo após a solenidade. O recurso financeiro para a reforma será repassado pelo governo estadual à prefeitura, que executará as obras.

Fonte: 010 - SECOM - GOV/RO

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias