Quarta-Feira, 25 de Abril de 2018 - 15:34 (Educação)

L
LIVRE

ENTENDA AS DIFERENÇAS ENTRE GRADUAÇÃO, CURSO TÉCNICO E TECNÓLOGO

Os cursos técnicos, direcionados à áreas mais específicas, proporcionam teoria bastante aplicada à prática.


Imprimir página

Quais são as opções de estudo para quem decide seguir uma carreira específica no mercado? A primeira resposta que vem à cabeça é a universidade, certo? Mas saiba que, além do ensino superior tradicional, existem outras opções que podem fazer mais sentido para o que o estudante busca.

O ensino superior - que pode contar tanto com a modalidade tradicional e presencial quanto com a graduação a distância - não é a única possibilidade de prosseguir com os estudos. Os cursos técnicos e o ensino tecnológico também são escolhas possíveis e acertadas dependendo de qual for o foco do estudante. Mas quais são as particularidades de cada modalidade de ensino?

Escolhendo a melhor formação para cada situação

A graduação universitária tem, em média, duração entre 4 e 5 anos; o nível tecnológico dura entre 2 e 3 anos; o curso técnico pode durar poucos meses ou até 3 anos. Além da diferença do tempo de duração, há também uma distinção entre o conteúdo oferecido.

No caso do ensino superior - tanto presencial quanto online - há bastante conteúdo teórico mesclado ao prático, oferecendo ao aluno uma ampla base conceitual sobre a área estudada. No tecnológico, tanto o conteúdo teórico quanto o prático são bastante focados no mercado de trabalho. Os cursos técnicos, direcionados à áreas mais específicas, proporcionam teoria bastante aplicada à prática.

A graduação oferece aos alunos o bacharelado ou a licenciatura. Ambos requerem que o aluno tenha concluído o ensino médio para ingressar. O bacharelado é a escolha mais tradicional na graduação, e proporciona uma formação bem ampla. Entre os bacharelados mais procurados no país estão Direito, Medicina, Administração, Engenharia civil e Enfermagem.

Já a licenciatura é direcionada à formação de professores do Ensino Fundamental e Médio quando a escolha for cursar um campo específico de conhecimento - Geografia, Matemática, História, entre outros. Para lecionar no Ensino Infantil, a licenciatura preferencialmente deve ser em Pedagogia.

A graduação tecnológica direciona o aluno para a atuação em atividades específicas, e são recomendados para quem busca uma formação mais técnica. Entre os cursos superiores tecnológicos mais buscados estão Gestão de Recursos Humanos, Gestão Ambiental e Gastronomia.

O curso técnico é bastante diferente do tecnológico. Não oferece formação universitária nem diploma de faculdade, mas pode ser feito por quem ainda está cursando o Ensino Médio assim como por quem já o concluiu. Proporcionam um ensino bastante focado e específico.  

Fonte: Aline Matos

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias