Terça-Feira, 21 de Fevereiro de 2017 - 11:39 (Hidreletricas do Madeira)

L
LIVRE

ENERGIA SUSTENTÁVEL DO BRASIL COMEMORA O FUNCIONAMENTO SIMULTÂNEO DE TODAS AS TURBINAS DA UHE JIRAU

Este é mais um marco da Usina que teve sua motorização concluída há 3 meses


Imprimir página

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, colocou à disposição do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) todas as 50 unidades geradoras da UHE Jirau durante um pré-teste de potência instalada e potência líquida realizado nesta segunda-feira (20). A ação foi um preparo para o teste de exigência contratual da Usina e comprovou a eficácia da operação simultânea de todas as turbinas.

“A motorização da Usina foi concluída há apenas 3 meses e já conseguimos alcançar a plena operação. Este é mais um marco na história do empreendimento, pois é a primeira vez que todas as máquinas operam ao mesmo tempo e com uma geração de 3.009 MW”, ressaltou o Diretor de Operação da ESBR, Isac Teixeira.

“Por volta das 12h15 (horário de Brasília) desta segunda-feira, estávamos gerando 3.009 MW e só não geramos a capacidade máxima da UHE Jirau, que é de 3.750 MW, por questão hídrica. Para isso, a vazão do Rio Madeira teria que estar em 27.500 m³ e no momento a vazão estava em 23.881 m³”, afirmou Filipe Ribeiro, Coordenador da ESBR.

Além disso, a UHE Jirau também despachou ao longo desta madrugada para o ONS, a Unidade Geradora 4 com uma potência de 80 MW, o que significa uma potência 6,6% superior à prevista no contrato de concessão da UHE Jirau, que é de 75 MW por unidade geradora.

O Diretor-Presidente da ESBR, Victor Paranhos, falou sobre a operação das turbinas em potência superior a do contrato e parabenizou a equipe pelo sucesso do marco alcançado. “O despacho da UHE Jirau com uma potência unitária das turbinas superior a 75 MW dependerá agora de uma autorização especial do ONS, pois ultrapassamos o valor previsto no nosso contrato de uso do sistema. Parabenizo todo o time da operação pelo ótimo trabalho realizado na disponibilização das 50 unidades. Este marco é mais uma comprovação da eficiência e disponibilidade das nossas turbinas e da competência dos nossos profissionais”, destacou.

Fonte: 010 - Usina Hidrelétrica Jirau

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias