Sexta-Feira, 14 de Setembro de 2018 - 15:10 (Geral)

L
LIVRE

ENCONTROS A FIM DE PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO CENTRO-LESTE SÃO REALIZADOS POR MEIO DO PROGRAMA LÍDER

Programa de iniciativa do Sebrae busca preparar lideranças para que desenvolvam seu potencial produtivo e de comercialização


Imprimir página

O programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider) está em seu sexto módulo. Foi criado para apoiar lideranças, a fim de estimular vocações e aperfeiçoar recursos locais, com ênfase nos pequenos negócios. Com essa iniciativa, o Sebrae busca preparar lideranças para que desenvolvam seu potencial produtivo e de comercialização, de modo que os bens e serviços produzidos nos municípios possam circular em seus próprios mercados, evitando a saída de recursos e fortalecendo a economia local.

Além de promover encontros para o desenvolvimento da região, o programa faz a integração de segmentos que antes não se conversavam – como o poder público, o privado e o terceiro setor – para trabalharem em prol de um mesmo objetivo. Segundo Elani Satelis, analista técnica do Sebrae de Pimenta Bueno, essa união entre os setores e as regiões é de extrema importância. “O programa Lider vem trabalhando com as lideranças da região de Pimenta Bueno e Cacoal para que, juntas, possam criar um plano de desenvolvimento. Os módulos são revezados: hoje está sendo realizado aqui, em Pimenta Bueno, o sexto módulo; em Cacoal haverá o sétimo módulo; e o oitavo será em Pimenta novamente. O objetivo de fazer essa interação é que possamos unir essas duas regiões, porque percebemos que são fortíssimas e que é preciso mobilizar essas lideranças locais e qualificá-las”, afirma a analista.

De acordo com o facilitador do programa Lider, João Batista Nunes Nogueira, esses encontros fazem com que os líderes criem um plano de ação para um futuro mais próspero: “a partir desses encontros teremos um plano de ações, com uma agenda estratégica, desenhando o futuro para essa região, de forma que seja um projeto viável para todas as pessoas da comunidade. Nesse primeiro dia do sexto módulo, os participantes estão definindo como querem que o território Centro-Leste de Rondônia seja conhecido no Brasil inteiro. Com base naquilo que eles vivenciaram e vivenciam no dia a dia, estão desenhando o futuro que querem ter”.

A oportunidade de crescimento econômico regional tem criado uma grande expectativa nos integrantes do projeto. É o que conta um dos líderes participantes do evento, Antônio Brito: “é uma oportunidade que a região tem para que esse grupo possa elaborar um projeto que agregue valor aos nossos produtos e promova o desenvolvimento dos municípios”.

Segundo Éder Bastos, presidente da Associação Empresarial e Câmara de Dirigentes Lojistas de Pimenta Bueno (ACIPB/CDL), participar do programa só traz benéficos. “Quem participa do Lider só tem a ganhar, porque o inter-relacionamento da equipe promove conhecimento, sinergia, e a troca de experiências é fantástica. Nós estamos construindo um projeto que trará muitos benefícios para nossa região”, conclui Éder.

Para mais informações sobre a atuação do Sebrae, acesse o Site ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode entrar em contato pelo número de WhatsApp (69) 98130 5656 ou pelas plataformas Instagram, Facebook,Twitter, LinkedIn, e YouTube, no perfil Sebrae RO.

Fonte: 015 - Cristiano Borges Rodrigues

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias