Terça-Feira, 25 de Abril de 2017 - 10:32 (Hidreletricas do Madeira)

L
LIVRE

EMBAIXADOR EXTRAORDINÁRIO DO JAPÃO NO BRASIL VISITA A USINA HIDRELÉTRICA JIRAU

Satoru Satoh enalteceu o esforço de cada profissional que contribuiu com a construção da Usina, atualmente a terceira maior geradora de energia elétrica do Brasil


Imprimir página

“Uma experiência fantástica e impressionante”, afirmou o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão no Brasil, Satoru Satoh, após sua visita à Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau no dia 11 de abril. Acompanhado de uma equipe da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), liderada pelo Diretor-Presidente Victor Paranhos, o Embaixador visitou a sala onde é feita a supervisão e controle de todos os equipamentos e sistemas de operação da Usina, as duas casas de força, o vertedouro principal e o vertedouro de troncos. O visitante almoçou no recém-inaugurado restaurante da UHE Jirau, um dos melhores da região por contar com qualidade nas refeições e proporcionar conforto aos usuários. Na ocasião foi servido pirarucu em crosta de castanha de caju, prato regional que agradou o embaixador.

De acordo com o Embaixador Satoru Satoh, a visita teve como objetivo conhecer a terceira maior geradora de energia elétrica do Brasil, que inclusive tem uma grande companhia japonesa como uma de suas acionistas, a Mitsui & Co., Ltd. “O país depende 85% de energia gerada por hidrelétricas e nesse contexto a UHE Jirau está em terceiro lugar, então é uma honra conhecê-la”, ressaltou Satoh.

O Embaixador também enalteceu o esforço de cada profissional que contribuiu com a construção da gigantesca estrutura em meio à esplêndida região Amazônica. “Ocorre aqui a transformação da força hidráulica em energia elétrica, o que é extremamente interessante. Gostaria de exprimir meu respeito pelo esforço dedicado de cada profissional, desde quando começou o estudo de viabilidade em 2003 até o funcionamento de todas as turbinas no fim do ano passado”, relatou.

O Diretor-Presidente da ESBR, Victor Paranhos, agradeceu a presença do Embaixador japonês na UHE Jirau e na ocasião lembrou que em fevereiro deste ano a ESBR atestou a eficácia de 50 turbinas ao colocá-las em funcionamento simultâneo. “Ao reforçar a segurança energética do país, a UHE Jirau consolida a importância do seu papel no Sistema Elétrico Brasileiro, portanto, é uma grande satisfação apresentarmos nossos resultados para aqueles que nos visitam”, destacou Paranhos.

Fonte: 010 - Usina Hidrelétrica Jirau

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias