Segunda-Feira, 02 de Fevereiro de 2015 - 09:49 (Colaboradores)

ELEITO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA COM FOLGA, MAURÃO VAI LUTAR PELA INDEPENDÊNCIA DA CASA

Personagem histórico do Parlamento rondoniense, com a vitória esmagadora, Maurão, José Hermínio Coelho [ex-PT e agora, PSD] e José Clemente, o Lebrão [PTN], ‘mostram uma outra face a palacianos e mudanças na antiga prática de às antigas lideranças em recorrer a acordos inconfessáveis para elegerem as mesas diretoras’, afirmou um articulista petista presente ao evento.


Imprimir página

Porto Velho, RONDÔNIA – Contradizendo a tudo o que tradicionalmente foi pregado por ex-presidentes e pelo Palácio Presidente Vargas, o deputado Maurão de Carvalho [PP] foi eleito o novo Presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia em chapa única puxada para cima através de consenso entre os 24 deputados da atual legislatura.

Personagem histórico do Parlamento rondoniense, com a vitória esmagadora, Maurão, José Hermínio Coelho [ex-PT e agoraPSD] e José Clemente, o Lebrão [PTN], ‘mostram uma outra face a palacianos e mudanças na antiga prática de às antigas lideranças em recorrer a acordos inconfessáveis para elegerem as mesas diretoras’, afirmou um articulista petista presente ao evento.

O deputado progressista, de um modo ou de outro, disse a que veio quando, em seu primeiro discurso, já como Presidente da Casa, afirmou ‘não irei ignorar nenhum ex-deputado, nem ninguém do povo’.

QUEM GANHA - E fez questão de citar, nominalmente, o ex-presidente da Casa, Carlão de Oliveira e o ex-prefeito de Montenegro, o ex-deputado estadual, Jair Minhoto, deputado Tucura e outros de maior ou menor expressão no cenário regional, presentes a solenidade.  

Seria dele a titularidade do slogan da chapa ‘Harmonia e Consenso’, revelou uma alta patente da Polícia Militar próxima à Gerência de Inteligência e Estratégia do Governo em cochicho captado próximo ao chefe da Casa Civil, o polêmico Emerson Castro ainda vinculado ao senador Valdir Raupp [PMDB].

Ao lado de Hermínio Coelho - este considerado arquiinimigo do governador Confúcio Moura no primeiro mandato -, Maurão de Carvalho retém consigo profundos conhecimentos políticos e administrativos, ‘os quais poucos governantes e próceres vieram a conhecer durante seus sucessivos mandatos desde o município de Ministro Mário Andreazza’, completa o articulista petista.

Sem incursões aparentes de palacianos do Núcleo Duro do Governo Confúcio [o temido NDG], a exemplo das tantas vezes presenciadas, o novo presidente do Parlamento rondoniense levou consigo os colegas Edson Martins [1º Vice-Presidente,  PMDB], José Hermínio Coelho [2º Vice-Presidente, PSD], José Clemente, O Lebrão, PTN [1º Secretário], Glaucione Rodrigues [2ª Secretária, PSDC], Luizinho Goebel [3º Secretário, PV] e Rosângela Donadon [4ª Secretária, do PMDB].

Em seu primeiro discurso, o presidente da ALE para o biênio 2015-16 deixou patenteado que, a sua chegada à presidência da Casa poderá ter uma caminhada sucessiva até 2018, a exemplo dos ex-deputados Carlão de Oliveira, Neodi Carlos de Oliveira e Walter Araújo. Ele demonstrou, contudo, que, ‘não haverá nenhuma chance para que exerça o cargo sem harmonia entre os poderes e sem independência’.

No entanto, analistas sérios e responsáveis disseram a este site, que, ‘a voz altiva com a qual tratou os colegas, inclusive aos mais jovens, os antigos colegas e os servidores, é que não irá permitir a involução da Casa nem travar os interesses do Legislativo enquanto poder frente a palacianos’.

Nos bastidores, no entanto, ‘a voz impositiva de Maurão ecoou nesse sentido positivamente, sobretudo entre ex-deputados, prefeitos, vereadores e religiosos’. Parte deles, segundo o parlamentar, ‘responsáveis pela minha trajetória até aos degraus superiores desta Casa’, disse ele em entrevista à mídia local.

Analistas mais à esquerda, em um paralelo à fala de Maurão de Carvalho, enxergaram sinais de luta indormida rumo a um possivelmente enfrentamento aos não compromissos assumidos pelo Palácio Presidente Vargas, como no caso dos trabalhadores da educação, saúde, segurança [policiais e agentes penitenciários], ‘sempre às turras com o governo Confúcio’.

Nesse caso, depreende-se da fala do presidente da ALE, que, ‘o poder de mando dos deputados irá prevalecer, ao menos, em plenário, na questão de defesa dos direitos sociais, econômicos e de cidadania plena’. Vaticinam, ainda, que, ‘Maurão deixou claro que, ninguém faz nada sozinho’; o que, certamente, fará tudo para afastar os empecilhos da governabilidade entre os poderes.

BIOGRAFIA - Mauro [Maurão] de Carvalho nasceu no dia 10 de Março de 1965, na cidade de Tuneiras do Oeste, no estado do Paraná. Segundo dados da Justiça Eleitoral, é casado, com formação completa de Ensino Médio, é membro da Assembléia de Deus e exerce a carreira política desde o ano de 1992, quando foi eleito o primeiro prefeito do município de Ministro Mário Andreazza.

Já prefeito, foi eleito deputado estadual, pela primeira vez, em 1998 e reeleito nos anos 2002, 2006, 2010 e 2014.

Fonte: Xico Nery

Noticias relacionadas

  • 06.06.2017 21:36
    CASSAÇÃO DA CHAPA DILMA-TEMER: EU NÃO ACREDITO
  • 05.06.2017 13:43
    EU NÃO ME CANSO DE FALAR!!! - POR ZECCA PAIM
  • 03.06.2017 13:31
    COLUNA SOCIAL MARISA LINHARES: FACIMED
  • 02.06.2017 16:50
    CHEGOU O QUE VOCÊ ESPERAVA N-CONTROL AMANSA O VÍRUS DA MANCHA BRANCA
  • 02.06.2017 11:38
    ZEQUINHA É RECEBIDO POR TITULAR DA SEMES E DISCUTEM AÇÕES AFIRMATIVAS ÀS PERIFERIAS DA CAPITAL
  • Comentários

    Veja também

    Outras notícias + mais notícias

    Http://www.Auto-doc.pt