Terça-Feira, 02 de Janeiro de 2018 - 11:44 (Economia)

L
LIVRE

DICAS PARA TER CUIDADO COM O BOTIJÃO DE GÁS NA COZINHA

Os cuidados começa a partir da compra, confira abaixo algumas dicas para evitar acidentes.


Imprimir página

O botijão de gás é responsável por armazenar o gás GLP, o famoso gás de cozinha, que é um líquido altamente inflamável, por isso é importante ter muito cuidado com o seu uso e durante o manuseio do botijão de gás. Os cuidados começa a partir da compra, confira abaixo algumas dicas para evitar acidentes.

Compra segura

O botijão de gás deve ser comprado de distribuidoras autorizadas e em perfeitas condições. Recuse botijões amassados, enferrujados ou que apresentam qualquer indícios de mau estado.

Verifique o lacre, o nome da empresa no corpo do botijão e desconfie de botijões muitos baratos. A compra de um botijão falsificado ou em mau estado pode comprometer a segurança de toda a família.

Armazenamento

Muitas pessoas adquirem mais de um botijão para ter sempre um de reserva. Ao armazená-los procure um lugar arejado e livre do calor do sol, chuva e fiação elétrica. O mesmo após a instalação do botijão no fogão. Dê preferência o botijão deve ficar do lado de fora da casa, mas ainda sim com as condições de proteção citadas. Isso garante que em casos de vazamentos o ar circule e impeça explosões.

Instalação correta

Sempre faça o teste de vazamento após a instalação do botijão, basta colocar sobre o registro uma esponja com sabão para identificar se há algum vazamento. O registro e a mangueira devem estar em perfeitas condições e jamais passe a mangueira por trás do fogão, pois com o calor pode danificar o seu material e facilitar vazamentos. Verifique também as condições do fogão, as bocas devem estar limpas e livres de entupimento para prevenir o desperdício de gás e até mesmo vazamentos.

Cuidados no dia a dia

Procure fechar o registro de gás sempre que sair de casa, evite que crianças e animais fiquem perto do fogão. Caso identifique algum vazamento não acenda nenhuma luz ou fonte de calor (como fósforos e isqueiros), mova o botijão para o lado de fora da casa e chame a empresa de distribuição. Em casos de fogo e explosões fique longe das redes elétricas e chame imediatamente o corpo de bombeiros no 193.

Fonte: assessoria

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias