Sexta-Feira, 12 de Fevereiro de 2016 - 15:41 (Colaboradores)

L
LIVRE

DICAS PARA FACILITAR A VOLTA À ROTINA ESCOLAR

A primeira semana de aula é fundamental, ao contrário do que muitos pais e alunos pensam. É neste momento que a criança é capaz de conhecer o território, os colegas e as regras da escola.


Imprimir página

Volta às aulas! Pois é. As aulas estão voltando, mas não precisa ficar triste. O ano letivo tem tudo para ser divertidíssimo ao lado dos amigos e colegas se você se programar desde o início e tomar cuidado para manter o ritmo. A volta às aulas é um momento que mistura diversas emoções, é marcado por expectativas, sobretudo em relação ao reencontro com os amigos e às novas amizades. A escola também é lugar para alimentar o sonho, motivar para um projeto de vida, criar um ambiente de confiança e respeito às diferenças de cada um.

As crianças ficam muito agitadas e ansiosas para o primeiro dia de aula, não importa se a escola é nova ou não. Sempre dá aquele frio na barriga para conhecer  os novos amigos, rever os antigos, conhecer a sala de aula e os professores, e ao mesmo tempo, chateadas pelo fim das férias. Depois de um tempo sem ter de acordar cedo ou fazer o dever de casa, também é normal que estejam em um ritmo mais lento no início. Por isso, é importante restabelecer a rotina para que a criança comece o ano adaptada aos horários das atividades escolares.

A primeira semana de aula é fundamental, ao contrário do que muitos pais e alunos pensam. É neste momento que a criança é capaz de conhecer o território, os colegas e as regras da escola. Apesar da primeira semana não ter tanto conteúdo em questão de disciplina, é importantíssimo que as crianças se situem no contexto da escola e entrem no ritmo desta nova etapa. Mesmo que o ambiente de estudo seja o mesmo, cada período exige um comprometimento diferente, conforme a criança vai amadurecendo.

Importante - É hora de lembrar a seu filho de tudo o que a escola tem de bom. Fale dos amigos de sala de aula, dos professores preferidos dele, ajude-o a relembrar os passeios e atividades que a Escola já realizou e que ele mais gostou. Nos primeiros dias, se possível, em acordo com outros pais, chame um ou mais coleguinhas para brincar com seu filho.

Voltar à rotina gradualmente: é importante não ter mudanças bruscas. Se o seu filho viu muita televisão nas férias e você quer que ele diminua a quantidade durante o período de aulas, tem de fazer isso aos poucos, gradativamente, pois as crianças sofrem mais com mudanças radicais que nós os adultos. Vá diminuindo o tempo diário de TV gradualmente. O mesmo vale para as horas de sono, o horário de acordar, o tempo para brincar, faça tudo aos poucos, de modo que a criança não sinta que simplesmente parou de se divertir porque as aulas recomeçaram.

Descanso: Após uma noite mal dormida, é difícil que o seu filho consiga ter um bom rendimento na escola. Para garantir que a volta às aulas seja diferente, combine que ele terá que seguir um horário para dormir, completando as horas de sono necessárias para o seu melhor desenvolvimento.

Alimentação: Já quando o assunto é a alimentação, a glicose é o elemento que não pode ficar de fora. Já foi comprovado que o açúcar ingerido antes das horas de estudo ajuda no aprendizado. Por outro lado, fuja de alimentos gordurosos, que fazem o trabalho oposto, e mantenha o pequeno sempre praticando atividades físicas.

Nossas Dicas para a economia na Compra do Material Escolar:

Material escolar em janeiro e fevereiro custa muito caro, isso é um fato. Mas sempre podemos economizar, Veja estas dicas que preparei para vocês:

A princípio, procure comprar apenas o necessário, já que, a partir de abril, os preços costumam cair.

Sempre pesquise no maior número de lojas possível porque os preços costumam variar muito.

Evite trocar sempre de mochila e estojo. Se estiverem em bom estado, continue usando-os. Se tiver algum tipo de rasgo ou defeito, confira se não é possível consertá-lo.

Aproveite retalhos de papel e versos de folha em branco para anotações e pequenos recados.

Se você usa caderno, é provável que ao fim do ano/semestre/período, ele ainda tenha folhas em branco. Recupere-as. Você pode retirar o espiral, arquivar as folhas com anotações importantes, jogar fora aquilo que é inútil e separar as folhas em branco para uso. Se você juntar muitas folhas, pode até colocar um espiral novo, ou mandar encadernar, e fazer um novo caderno.

Compre em atacado quando for possível. Algumas lojas vendem caixas com grandes quantidades de canetas, borrachas, lápis, etc. Você pode estocar ou mesmo comprar com outras pessoas, dividindo o preço e o conteúdo.

Se você usa usa lapiseira e suas pontas duram pouco porque quebram toda hora, procure trocá-la por uma de diâmetro maior. Por exemplo, se você usa 0.5mm, experimente 0.7mm.

Agora, confira algumas dicas e informações para ajudar o seu filho na volta às aulas.

Uma semana antes do retorno às aulas, restabeleça os horários para acordar, se alimentar, brincar e dormir. Assim, a criança se acostuma aos poucos com a nova rotina.

Leve o seu filho para te ajudar a escolher o material escolar. Os pais podem arrumá-los na mochila junto com o aluno, colocar o nome, encapar os cadernos e livros. É importante envolver a criança no processo, para que ela se sinta mais confortável com o que vai usar no decorrer do ano.

Se é o primeiro ano em sala de aula, é recomendável que os pais levem a criança antes para conhecer a escola e comecem aos poucos a falar sobre o que ela vai encontrar naquele ambiente. Deixe claro a importância da escola e mostre que estudar pode ser prazeroso e divertido, para que eles tenham vontade de ir às aulas.

Se a criança vai mudar de escola, além de levá-la para conhecer o novo ambiente, pense com ela as vantagens da mudança. Converse sobre a possibilidade de conhecer novos amigos e ajude-a a conservar o contato com os antigos.

Para minimizar a ansiedade, os pais podem promover encontros entre os colegas de classe dos filhos durante as férias. A criança poderá dividir as expectativas com as novidades do novo ano, deixando-a mais confortável para o retorno.

Disponibilize um cantinho para os estudos para que a criança consiga se concentrar mais facilmente. Além disso, reserve um tempo para acompanhar o dever de casa e conversar sobre a escola.

A parceria com a instituição é fundamental. Quando os pais participam ativamente da vida escolar da criança, a tendência é que os alunos se dediquem e se esforcem mais, além de se sentirem amados e apoiados.

Uma situação muito comum que acarreta na ansiedade dos alunos é a transferência de escola, por diversos motivos, o que pode trazer dificuldades de adaptação com o novo ambiente. Se o seu filho está trocando de escola nesse início de ano, vocês terão um importante período de adaptação. Se necessário, acompanhe-os nos primeiros dias de escola e converse com os Professores. Em caso de troca de escola, o diálogo também é muito importante.

Explique por que aconteceu a troca e fale de tudo o que tem de bom na nova Escola. Ele vai ficar curioso para ver todas essas novidades do Novo ambiente Escolar.

Dicas de Segurança para os Pais:

• Conduza seus filhos à escola ou entregue-os a pessoas de sua confiança;

• Nunca esqueça de travar as portas e manter os vidros do seu automóvel sempre fechados;

• Ao transportar crianças, coloque-as no banco de traz;

• Use sempre o cinto de segurança;

• Evitar contatos com estranhos chamando a atenção, com gritos e gestos, das pessoas que estiverem por perto quando abordados;

• Oriente seu filho para andar em grupo no trajeto das escolas ou em longas caminhadas. Não andar sozinho em locais sem movimento.

Na volta às aulas, colabore com a fluidez do trânsito e a segurança de seu filho, evite parar em fila dupla e não demore no embarque e desembarque de passageiros.

Dicas de segurança para os alunos

• Evite ir ou voltar sozinho da escola, bem como qualquer outro percurso. No impedimento dos seus pais, procure companhia entre seus amigos, se sentir medo ligue 190 e explique seu problema para Polícia Militar;

• Evite fazer “rodinhas” na porta da escola, afastando assim o perigo da presença de estranhos;

• Não converse com estranhos. Diga para procurarem sua família, mas não forneça o endereço;

• Não aceite presentes, balas, chocolates ou outros doces de pessoas que você não conhece. Fale claro que você não quer e afaste deles. Informe o ocorrido aos seus pais, professores, ao policial militar;

• Quando estiver esperando condução para ir ou voltar para a escola, evite os pontos de parada em locais escuros e sem movimento;

• Não acredite em estranhos que dizem trazer recado de seus familiares. Peça a uma pessoa amiga que confirme o que estão dizendo;

• Tenham sempre em mãos seu endereço, telefone, nome dos pais ou responsáveis que irão busca-los na escola, mas não dê essa informação a estranhos.

Com a volta às aulas, não são apenas os alunos e pais que devem ficar atentos ao que podem fazer para voltar à rotina e seguir com os estudos depois do período de férias.

Mas os professores também estão de volta às salas de aula e podem seguir uma lista de dicas para começar bem o Ano Letivo, que gera novas expectativas para toda equipe escolar e, de modo especial, para professores e alunos.

Agora, veja quatro dicas fundamentais para os professores na volta às aulas:

1) Reveja os combinados de início de ano com seus alunos;

2) Converse com seus alunos a respeito da Proposta Pedagógica da escola, de suas expectativas de aprendizagem e de avaliação;

3) O planejamento das aulas é a garantia de um ensino  sem improvisações, oportunizando atividades diversificadas, conteúdos atualizados e contextualizados e aprendizagens significativas;

4) Garanta com seus alunos um diálogo aberto, fundamentado em relações democráticas e de respeito mútuo.

Esperamos que aproveitem nossas dicas e tenham um ótimo retorno às aulas! Gostou das dicas? Caso queira dar sugestões ou fazer perguntas sobre como organizar bem a volta às aulas do seu filho, deixe nos comentários. Já deixo o convite a você leitor, no nosso próximo artigo, falaremos sobre “o Uso Correto da Mochila Escolar”, peso, modelo, postura e etc.

Bom retorno às Aulas!!!

Por Professor e Jornalista Zecca Paim
Psicopedagogo Clínico e Institucional
MTB Nº1453/RO 

Fonte: Zecca Paim

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias