Segunda-Feira, 21 de Março de 2016 - 14:38 (Dica de Leitura)

L
LIVRE

DICAS PARA AS LONGAS VIAGENS DE MOTO

Pilotar uma motocicleta na estrada em um percurso longo é o desejo de muitos motociclistas.


Imprimir página

Pilotar uma motocicleta na estrada em um percurso longo é o desejo de muitos motociclistas. A sensação do vento sobre o corpo ainda que esteja com os equipamentos de segurança, como roupas adequadas e capacete, proporciona uma sensação de total liberdade que todo motociclista deseja sentir, principalmente nas estradas famosas como a Route 66.

Para uma viagem segura é preciso levar algumas coisas em consideração, é importante planejar e ter soluções para situações adversas. Veja abaixo algumas dicas para ajudar antes e durante as longas viagens de moto.

Planejamento

Faz parte do planejamento conhecer o máximo possível do trajeto que vai percorrer. Após analisar o tempo total da viagem, pesquise e obtenha o máximo de informações possíveis para entender o tipo de estrada, os serviços disponíveis no caminho, em caso de emergência para qual número deverá ligar, tente programar onde fará as paradas e leve sempre dinheiro na carteira para evitar imprevistos.

Prepare a moto e os equipamento de segurança

Após o planejamento é hora de conferir as condições da sua moto. Para as viagens longas geralmente são usadas motos no estilo touring, sport touring, standard, cruiser e big trail, esses são os melhores estilos para viajar. Essas motos costumam ter peças especificas e por isso é importante avaliar cada detalhe antes de pegar a estrada. Os pneus, por exemplo, são mais precisos, pesados e resistentes (como esses modelos de pneus da Metzeler), por isso é importante que o motociclista conheça a sua moto e a prepare para que não ocorra nenhum problema mecânico. O ideal é consultar um mecânico de sua confiança antes de sair.

Os equipamentos básicos de segurança precisam estar em perfeitas condições para que suporte todo o percurso. Então, não esqueça de avaliar as condições do capacete, luvas, botas e tenha sempre uma jaqueta especifica para motociclistas.

Curta o percurso

Para aproveitar melhor as viagens de moto, tente evitar as altas velocidades. Isso proporciona ao motociclista a oportunidade de cultivar a paisagem, conhecer um pouco mais a natureza e identificar uma parada em um local turístico - ou não - que valha a pena. Além disso, altas velocidades e ir contra ventos fortes é também um fator que contribui para a queima do combustível.

Praticidade

É importante que o motociclista tenha a sua disposição alguns itens que usará com uma certa frequência como, por exemplo o protetor solar, mapa, GPS, documentos da moto, colírio, entre outros. Por isso é importante deixar em um local de fácil aceso para que sejam usados na hora certa. Apenas evite utilizar mochilas, pois elas costumam causar cansaço nas costas e durante as curvas tendem a se inclinar mais, prejudicando o equilíbrio. No entanto, caso seja necessário levar uma bolsa tente guardá-la no baú que fica no compartimento traseiro da moto.

Cuidado com o tédio

O tédio pode ser um grande inimigo do motociclista na estrada. Enquanto houver uma paisagem bacana para apreciar, desfrute ao máximo desse momento, mas para aquelas estradas que parecem infinitas ainda mais nos dias quentes tente ouvir aquelas músicas preferidas. Leve com você barras de cereal, chocolate ou algo fácil para abrir e comer durante o percurso, mas se possível procure um lugar para estacionar sua moto e alimente-se. Lembre-se: Comer durante o percurso pode causar acidentes com vítimas.

Nunca pilote com sono

É uma dica básica, mas que é sempre importante ressaltar. Nunca pilote uma motocicleta com sono ou cansado. Se sentir vontade de dormir, procure um local para descansar, deixe de lado bebidas ou qualquer tipo de droga estimulante, elas podem até funcionar no momento, mas quando o efeito passa o sono pode vir muito pior. Procure comer alimentos saudáveis durante as refeições, alimentos pesados tendem a proporcionar fadiga e sono e nunca esqueça de se hidratar.

Fonte: Aline Matos

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias