Quarta-Feira, 22 de Agosto de 2012 - 08:03 (Colaboradores)

DELEGAÇÃO DE RONDÔNIA EMBARCA EM SETEMBRO PARA MINAS GERAIS RUMO AS OLIMPÍADAS ESCOLARES

Os esportistas de Rondônia viajam cheios de expectativas e garantem trazer muitas alegrias. O Governo do Estado por meio da Secretária de Estado da Educação (Seduc) torce junto para o sucesso dos atletas.


Imprimir página

A delegação de Rondônia composta por 195 pessoas, dentre as quais, 168 estudantes de escolas públicas e privadas embarcam no início de setembro rumo à cidade de Poços de Caldas nas Minas Gerais. Os atletas irão disputar durante dez dias as Olimpíadas Escolares, fase nacional de 06 a 15 de setembro. Nesta etapa participam os atletas com idade entre 12 a 14 anos.

Os esportistas de Rondônia viajam cheios de expectativas e garantem trazer muitas alegrias.  O Governo do Estado por meio da Secretária de Estado da Educação (Seduc) torce junto para o sucesso dos atletas.

Na primeira etapa onde serão realizadas as modalidades ‘individuais’ Rondônia disputa nas categorias, atletismo, ciclismo, judô, natação, tênis de mesa, e xadrez. Ao todo e nesta fase dos jogos participam 78 atletas. Já na etapa (02) agora na categoria ‘coletiva’ e com 90 participantes, o Estado de Rondônia entra na briga no voleibol, handebol, futsal, e basquetebol e concorrem nas duas categorias, masculino e feminino.

As Olimpíadas Escolares são realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em parceria com o Ministério do Esporte.  Na edição deste ano, a etapa dos alunos de 12 a 14 anos, acontecerá em Poços de Caldas, Minas Gerais, de 6 e 15 de setembro. Já a etapa de 15 a 17 anos, será em Cuiabá, Mato Grosso, nos dias 25 de novembro e 8 de dezembro.

Durante os dias de disputa, há uma programação intensa direcionada aos participantes, com uma série de atividades culturais e educativas. O evento é realizado em duas etapas – em cidades diferentes –, com faixas etárias distintas, 12 a 14 e 15 a 17 anos.

Atualmente, são disputadas 13 modalidades, sendo 11 comuns às duas etapas (atletismo, judô, natação, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, futsal, handebol, vôlei, ciclismo e ginástica rítmica). A etapa de 12 a 14 anos também contempla o badminton e, a de 15 a 17, o taekwondo.

O segundo ciclo das Olimpíadas Escolares, iniciado em 2009, mantém os objetivos de promover a inclusão social a partir do esporte, detectar novos talentos e criar um novo ambiente favorável à continuidade da prática esportiva no país. Para participar do evento é necessário passar por seletivas municipais e estaduais até chegar à etapa nacional, em que os alunos representam a escola de origem.

O quadro das disputas pelos atletas de Rondônia nas coletivas fica assim

No Voleibol (MF) foram classificados de Rondônia para disputar a fase nacional estudantes do município de Cerejeiras da Escola Tancredo Neves.  No handebol masculino, Porto Velho entra na briga, enquanto que no feminino a corrida por medalhas ficam por conta das meninas do município de Rolim de Moura, do Colégio Clarice Lispector. No futsal categoria disputam os meninos de Vilhena da Escola Marcos Donadon. No feminino as estudantes da Escola Pedro Louback de Ariquemes. No basquetebol masculino (MF) jogam Porto Velho representado pelo Colégio Dom Bosco e no feminino as estudantes da Escola Gonçalves Dias de Ji-paraná.

Para o chefe da delegação de Rondônia, o professor de educação física, Ítalo Rodrigues Soares Aguiar Reis “o incentivo do governo do Estado é essencial, o que representa um apresso e respeito pelos atletas” enfatiza

Fonte: EMERSON BARBOSA

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias

Http://www.Auto-doc.pt