Segunda-Feira, 29 de Janeiro de 2018 - 09:17 (Internacional)

L
LIVRE

CRIADOR DE RECRUTA ZERO, MORT WALKER MORRE AOS 94 ANOS

A tirinha foi publicada em mais de 1.800 jornais em mais de 50 países


Imprimir página

O criador da tirinha Recruta Zero, Mort Walker, morreu neste sábado (27), aos 94 anos, em Stamford, no estado de Connecticut, nos Estados Unidos.

A causa da morte foi pneumonia, segundo reportagem do jornal The Washington Post. Quem confirmou o ocorrido foi o presidente da Sociedade Nacional de Cartunistas dos EUA, Bill Morrison. “Ele foi o cartunista que todos em nosso ramo aspiramos a ser”, afirma Morrison. “Ele criou riso a partir do nada todos os dias de suas vida e entreteve milhões de pessoas ao longo de oito décadas com seus personagens icônicos”.

Recruta Zero foi sua criação mais conhecida. A tirinha acompanha um soldado preguiçoso, cujos olhos nunca se vêem sob seu capacete, em um acampamento militar. Zero está sempre tentando escapar de suas tarefas e, com isso, se mete em situações hilárias.

A história, que começou a circular em 1950, é uma sátira contra o autoritarismo. Chegou a atingir 200 milhões de leitores por meio de mais de 1.800 jornais que a republicaram em cerca de 50 países, incluindo o Brasil. Walker desenhou os quadrinhos, que tinham tiragem diária, durante 68 anos -- mais tempo do que qualquer outro cartunista americano.

O talento de Walker surgiu cedo. Terceiro filho de um arquiteto do Kansas, ele costumava acompanhar os pais em visitas a redações de jornal. Assinou e publicou sua primeira tirinha aos 12 anos. Enquanto ainda era adolescente, vendeu mais de 100 histórias em quadrinhos para revistas.

Em 1942, quando os EUA entraram na Segunda Guerra, ele foi convocado para o exército. Foi responsável por dirigir um campo de prisioneiros alemães na Itália, com cerca de 10 mil presos. “Eu criava minhas próprias regras conforme as coisas aconteciam”, afirmou em entrevista em 2010. Cinco anos após o fim da guerra, surgia a tirinha do soldado preguiçoso. Na época, Walker frequentava a Universidade do Missouri.

Além dos quadrinhos, Recruta Zero também deu origem a desenhos para a TV, brinquedos e jogos. Chegou a virar até selo do serviço postal americano em 2010. Segundo os filhos Brian e Greg, colaboradores de Walker, a tirinha não será descontinuada.

Fonte: epoca

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias