Quarta-Feira, 25 de Abril de 2018 - 19:53 (Artigos)

L
LIVRE

CONHEÇA O MERCADO DE TRABALHO - Por Flavio Melo Ribeiro

Você provavelmente já leu que as novas tecnologias irão mudar as profissões e o modo de vida das pessoas. Mas já se deu conta que algumas profissões simplesmente irão sumir?


Imprimir página

Você provavelmente já leu que as novas tecnologias irão mudar as profissões e o modo de vida das pessoas. Mas já se deu conta que algumas profissões simplesmente irão sumir? Ou mudar de tal forma que serão totalmente diferentes? Logo, você corre o risco de escolher uma carreira que não existirá ou não estará tão atuante quando você se formar. Sendo assim, é importante que esteja ciente e preparado para encarar novos conhecimentos tecnológicos que irão incorporar no ofício que escolher. E aí fica a questão, você continuará a gostar daquela profissão que escolheu?

Profissões que requerem trabalho repetitivo irão sumir ou pelo menos diminuir muito nos próximos dez anos, tais como caixas e alguns setores da contabilidade, por exemplo. Outra profissão que está na mira da extinção são os motoristas por causa do desenvolvimento dos carros autônomos. Ou seja, os taxistas já estão preocupados com os motoristas de UBER, mas não se dão conta que ambos estão com os dias contados. E as profissões ditas universitárias, como ficarão nos próximos vinte anos? Por exemplo, com o desenvolvimento da nanotecnologia na área da saúde, será possível criar nano robôs que serão introduzidos em cápsulas e ingeridos pelo paciente.Mas qual será o profissional responsável por isso? Hoje existem equipes multidisciplinares, porém a junção do conhecimento de microengenharia com biomedicina será cada vez mais necessário. Ainda não existe um curso para tal ocupação, mas provavelmente existirá dentro de alguns anos.

Além disso, muitas outras profissões serão criadas nos próximos anos: como projetistade impressora 3D, designer de holografia, analista de inteligência de negócio, entre tantas outras que se fará necessário no novo mundo que está passando por uma drástica mudança.

O que a Orientação Profissional poderá ajudar diante desse cenário? O trabalho de Orientação Profissional vai além da escolha da carreira, prepara a pessoa para olhar o mundo de uma forma mais ampla. Ter uma visão abrangente faz a pessoa repensar suas características, habilidades e competências. Faz refletir para quem irá trabalhar e qual projeto estará disposta a investir seu tempo, esforço e dedicação. Ajuda a pessoa a se encontrar consigo ea entender e participar desse mundo em transformação.

Fonte: 010 - Flavio Melo Ribeiro/NewsRondonia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias