Quarta-Feira, 21 de Junho de 2017 - 08:35 (Tecnologia)

L
LIVRE

CONHEÇA DEZ DOS APLICATIVOS QUE MAIS CONSOMEM FRANQUIA DE 3G E 4G

É importante ressaltar que uns aplicativos gastam mais dados que outros. Na lista dos principais vilões do pacote de dados, estão aplicativos utilizados por usuários do mundo todo, como Netflix, Snapchat e Spotify Music, por demandarem downloads de vídeos e imagens.


Imprimir página

Para muitas pessoas, a Internet móvel é  indispensável. O uso do 3G e 4G pode ser primordial para quem precisa estar sempre conectado por razões profissionais ou simplesmente para aqueles que querem usufruir ao máximo de seus smartphones. Porém, muitos planos de dados móveis terminam antes de a franquia ser renovada e os usuários comumente têm corte na navegação, redução de velocidade ou aumento na fatura.

É importante ressaltar que uns aplicativos gastam mais dados que outros. Na lista dos principais vilões do pacote de dados, estão aplicativos utilizados por usuários do mundo todo, como Netflix, Snapchat e Spotify Music, por demandarem downloads de vídeos e imagens. Veja a lista oferecida pela Net Combo dos dez apps que mais consomem dados móveis de internet celular. 

O serviço de streaming é o que mais consome por motivos óbvios. O app precisa carregar imagem e som, eventualmente em alta qualidade, de vídeos de longa duração, como filmes completos e episódios de séries.

O SmartNews compila notícias de diversos sites e agências internacionais, divididas por editorias, com textos, fotos e vídeos. Uma das funções do aplicativo é a leitura de conteúdo offline, o que demanda downloads prévios que consomem a internet móvel.

O aplicativo do renomado periódico britânico The Guardian também traz muitas notícias multimídia, com cobertura minuto a minuto, alertas personalizados, leitura offline e acesso completo a todo o conteúdo digital da publicação. Tudo isso gasta muitos bytes de conexão.

App de compartilhamento de imagens e vídeos de curta duração, o Snapchat consome um grande volume de dados móveis, pois seu conteúdo está em constante atualização. Vídeos e imagens com efeito são ainda mais pesados e comprometem boa parte da franquia do 3G ou 4G.

O Google Planilhas possibilita que os usuários criem, editem e colaborem online com planilhas de dados que podem ser bastante complexas. Para carregar e compartilhar esses documentos, o programa pode demandar um bom volume da internet celular.

O Google Docs funciona como o Google Planilhas, mas é destinado a documentos de texto, que são relativamente mais leves, mas também podem consumir dados demais.

Com a mesmo objetivo do aplicativo The Guardian, o app traz notícias, imagens e vídeos de todo o mundo, publicados no site Sky News. Os conteúdos são divididos em seções e, sendo muito diversos, gastam muito da franquia de dados de qualquer usuário.

O serviço de streaming de músicas consome o 3G e o 4G mais rápido porque músicas são mais pesadas do que textos e fotos, por exemplo. Além das canções que são colocadas para tocar, o Spotify Music é repleto de propagandas para usuários gratuitos que são baixadas para o celular com o uso dos dados móveis.

O Wattpad Free Books permite que o usuário faça download de livros completos para ler offline. Com uma livraria de mais de 10 milhões de títulos, é fácil que os leitores mais vorazes percam boa parte de seus dados móveis, lendo de graça.

O Clean Master é um otimizador de desempenho de celular que trabalha limpando cache, excluindo arquivos não utilizáveis, históricos de navegação e itens que causam lentidão no sistema. No entanto, a ferramenta quando gratuita é invadida por propagandas que são baixadas para o celular e consomem dados móveis.

Aplicativos que funcionam em segundo plano utilizam dados silenciosamente

De acordo com uma pesquisa da Avast Software, outros aplicativos consomem um grande volume de dados quando são rodados em segundo plano. Outro relatório publicado pelo aplicativo de gerenciamento de dados móveis Opera Max indica que cerca de 30% de todo o pacote de dados de internet do celular é usados por aplicativos ativos em segundo plano. Segundo o Opera Max, entre os app que mais consomem estão Facebook Messenger, Gmail, Google Drive e Whatsapp. A franquia é reduzida rapidamente pois esses aplicativos executam tarefas como sincronização, anúncios, artigos e feeds que são ativados mesmo sem estarem em uso na tela. Veja a lista da Avast Software.

1. 2chMate

2. Facebook

3. Malwarebytes Anti-Malware

4. Yahoo! Japan

5. ynet

6. WhatsCall

7. Instagram

8. Mobile Security & Antivirus

9. Swift Wifi: Global Wifi Sharing

Fonte: Brands & Blogs

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias