Sexta-Feira, 03 de Novembro de 2017 - 13:11 (Colaboradores)

L
LIVRE

CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE NEUROCIÊNCIAS: [016] – DO OVO AO INDIVÍDUO ADULTO

O primeiro evento da vida é o encontro do espermatozoide com o óvulo, que juntos e incubados formam o zigoto com toda a carga genética dos pais. As transformações vão se acentuando até o surgimento do embrião para formar o indivíduo adulto.


Imprimir página

No dia seguinte à fecundação na trompa da mulher as divisões mitóticas do zigoto (obs.: faça pesquisa na internet por imagens) forma uma pequenina esfera sólidas com muitas células que vão se dividindo, chamada mórula (amora). Após essa fase atinge o útero para a continuidade do desenvolvimento.

A mórula cresce uma cavidade externa chamada blástula que se implanta a parede uterina. As células da blástula se segmentam incessantemente se proliferando em um dos polos, tornando a parede espessa. Após a primeira semana a blástula fixada na parede uterina passa a se chamar blastocisto.

Uma cavidade mais espessa se forma chamada Cavidade amniótica. Dois folhetos de células, um mais interno (endoderma) e outro mais externo (ectoderma – este dá origem ao sistema nervoso), passam a separar a cavidade amniótica da blastocele.

Da 2ª para a 3ª semana de gravidez as células no ectoderma migram para dentro de um orifício que forma nos folhetos (invaginação do ectoderma) formando um terceiro folheto entre os folhetos anteriores chamado de mesoderma.

Lent explica que o mesoderma exerce uma forte influência sobre o ectoderma fazendo a sua cobertura e passa a se chamar neuroectoderma que formará posteriormente o sistema nervoso. As células neste sistema irão se proliferar e se alongar tornando-se cilíndricas a espessura aumenta formando uma placa neural.

As células em constante divisão se tornam prismáticas se dobrando em torno do sulco neural. O desdobramento da placa se fecha e forma um tubo (tubo neural). Nesta etapa surgem algumas células chamadas de cristais neurais. De forma que nesta etapa é fácil observar o sistema: a placa, o tubo e as cristas neurais que darão origem ao sistema nervoso.

O sistema nervoso central será formado a partir do desenvolvimento do tubo neural; o sistema nervoso periférico será formado a partir do desenvolvimento das cristas neurais, que contém células tronco (exemplo: pele, gânglios autonômicos, células glias, glândula suprarrenal).

Com um mês até agora de vida nesta jornada pelo conhecimento, vários órgãos começaram a ser formados. Quando o tubo neural se fecha por completo começa o processo de dilatação formando três bolhas: prosencéfalo (Anterior), mesencéfalo (meio) e rombencéfalo (posterior).

Os ventrículos cerebrais a partir de um fluído orgânico que está no espaço interior das vesículas; aqui forma-se também os canais de comunicação entre eles.

No segundo mês de gestação o prosencéfalo se divide em telencéfalo e diencéfalo, enquanto o mesencéfalo mantém sua aparência. O rombencéfalo se divide em metencéfalo e mielencéfalo (se transformará na medula espinhal primitiva).

A vesícula do telencéfalo que está sendo formado cresce para os lados e para trás, formando os hemisférios cerebrais (córtex e núcleos de base).

Todo o telencéfalo que está sendo formado cobre o diencéfalo (forma a vesícula diencefálica do embrião) e o mesencéfalo (forma a vesícula mesencefálica do embrião). O cerebelo e a ponte são formados a partir da vesícula metencefálica. O bulbo é formado pela vesícula mielencefálica. A medula espinhal primitiva formará a coluna espinhal.

Essas grandes transformações ocorrem até os 4 primeiros meses de desenvolvimento do embrião humano.

Lent explica que de 4 a 5 meses as principais estruturas anatômicas já estão construídas, e que o córtex cerebral e o cerebelar são lisos. Na coluna vertebral e no canal ósseo ocorre um alongamento acentuado. A extremidade posterior surge as primeiras vértebras lombares, assim, os nervos raquidianos dos segmentos lombossacros passam a ter um trajeto oblíquos e longitudinais formando a cauda equina.

Fonte: 010 - Max Diniz Cruzeiro/NewsRondonia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias