Sexta-Feira, 03 de Novembro de 2017 - 10:38 (Colaboradores)

L
LIVRE

CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE NEUROCIÊNCIAS: [009] – QUANTOS NEURÔNIOS TEM UM CÉREBRO? - Por Max Diniz Cruzeiro

Este estudo parte do princípio que cada célula somente possui um núcleo, e o cálculo da área em que os núcleos se concentram é possível estimar o quantificador de elementos que um indivíduo possui.


Imprimir página

Embora estudos mais recentes apontam que o cérebro humano possa atingir em um dado momento um total de 80 Bilhões de Neurônios, o estudo apresentado por Roberto Lent desenvolvida por Suzana Herculano Houzel pelo método quimiomecânico conhecido como Fracionador isotrópico no qual transforma o tecido celular em uma sopa de núcleos no qual permite construir uma densidade mais homogênea que permite melhorar uma precisão de uma amostragem estatística.

Este estudo parte do princípio que cada célula somente possui um núcleo, e o cálculo da área em que os núcleos se concentram é possível estimar o quantificador de elementos que um indivíduo possui.

Os núcleos nos neurônios podem ser diferenciados de outras células, porque existe uma reação a um componente neural imunocitoquímica para uma proteína específica presente apenas no neurônio.

Essa pesquisa foi suficiente para perceber que o córtex não possui a maior quantidade de neurônios, e sim o cerebelo. O que acabou contribuindo para verificar que o ápice da evolução não seja a parte de maior desenvolvimento cerebral e abre portas para se discutir evolução do ponto de vista do quantitativo de neurônios especializados. O cerebelo aloja cerca de 80% dos neurônios do cérebro humano. No cerebelo existe uma relação de 1 neurônio para cada 5 gliócitos. No córtex cerebral essa relação é de um neurônio para cada 6 gliócitos.

Para pessoas de 50 a 70 anos de idade o número médio de neurônios encontrado nesta pesquisa foi de 85 bilhões de neurônios.

A suposição de Lent é que pessoas mais jovens podem chegar a estes quantitativos de 100 Bilhões de neurônios uma vez que pessoas mais jovens possuem uma quantidade de neurônios bem maior que pessoas em fase sênior.

Um encéfalo que em média tenha 1,51 Kg possui 170 bilhões de células, 80 bilhões de neurônios e 84 bilhões de gliócitos. Enquanto somente o córtex cerebral de 1,25 Kg possui 77 bilhões de células: 16 bilhões de neurônios e 61 bilhões de gliócitos. O Cerebelo de 150 g possui 85 bilhões de células, das quais 69 bilhões são neurônios e 16 bilhões são gliócitos. O restante do encéfalo possui 8 bilhões de células, das quais: 700 milhões são neurônios e mais de 7 bilhões são gliócitos.

Fonte: 010 - Max Diniz Cruzeiro/NewsRondonia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias