Quarta-Feira, 23 de Agosto de 2017 - 12:40 (Agronegocios)

L
LIVRE

CONCAFÉ TEM MAIS DE 200 CAFEICULTORES INSCRITOS

O Concafé surgiu com o objetivo de incentivar uma melhor produção de café no Estado


Imprimir página

O 2º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé) promete superar as expectativas da organização neste ano. Criado no ano passado para mostrar a potencialidade dos cafeicultores no estado, o concurso conta este ano com 231 inscrições, nas modalidades Qualidade e Sustentabilidade. As inscrições vieram de cafeicultores de 30 municípios rondonienses.

Vencedores do Concafé 2017 receberão 25 mil reais em prêmios.

O Concafé surgiu com o objetivo de incentivar uma melhor produção de café no Estado. O primeiro concurso, realizado em 2016, apresentou um café de altíssima qualidade surpreendendo especialistas convidados para certificar o produto.

As inscrições foram abertas em abril deste ano com prazo até 14 de julho, isenta de taxa. O prazo para entrega das amostras vai até o próximo dia 31, quando seguirá para análise, em Cacoal.  As 150 amostras da modalidade Qualidade entregues até o momento já estão sendo classificadas.

Após a análise, serão selecionados os 30 produtores finalistas do concurso, estes deverão ser submetidos à auditoria por membros da comissão organizadora, que coletarão uma nova amostra do lote do café participante para comprovação da veracidade.

Nos dias 8 e 9 de setembro, essas 30 amostras serão submetidas à análise, por profissionais Q-Graders e equipe da Nestlé, experientes em degustação de café canéfora, para atribuir pontuações à qualidade da bebida, levando-se em consideração atributos como: sabor do café: fragrância/aroma; retrogosto; relação salinidade/acidez; relação amargor/doçura; sensação na boca; equilíbrio; uniformidade; limpeza e conjunto.

A cerimônia de premiação dos produtores será realizada no dia 28 de setembro, no município de Cacoal, quando os vencedores receberão, juntos, 25 mil reais em prêmios, além de um troféu de participação indicando a sua classificação.

Fonte: 010 - SECOM/GOV-RO

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias