Sexta-Feira, 13 de Outubro de 2017 - 17:11 (Esportes)

L
LIVRE

CLÁUDIO COUTINHO, EM PORTO VELHO, SEDIA HOJE OS JOGOS ESCOLARES DE RONDÔNIA DEPOIS DE UM JEJUM DE OITO ANOS

A embaixadora olímpica Iziane Marques, do basquetebol, confirmou presença no maior evento esportivo escolar.


Imprimir página

Os Jogos Escolares de Rondônia (Joer) volta a ser realizado no ginásio Cláudio Coutinho, em Porto Velho, oito anos depois da última edição, ocorrida em 2009. A cerimônia oficial de abertura ocorre às 20h desta sexta-feira (13). O acesso principal será pela praça Aluízio Ferreira. A embaixadora olímpica Iziane Marques, do basquetebol, confirmou presença no maior evento esportivo escolar.

O resgate do desporto escolar no ginásio Cláudio Coutinho decorre da ampla reforma realizada pelo governo estadual. “A nova aparência, o conforto, localização e a segurança do ginásio Cláudio Coutinho são alguns dos atrativos que nos motivou a voltar a realizar uma das etapas do Joer no ginásio”, disse Ítalo Aguiar, o responsável pela organização da etapa Juvenil (15 a 17) anos que acontece até o próximo dia 22 em nove praças esportivas.

As últimas etapas do Joer na capital ocorreram em 2014 (paralímpica) e 2015 (infantil), segundo o Comitê Central Organizador (CCO) dos Jogos Escolares, que funciona no próprio Cláudio Coutinho. Em junho passado, o governo estadual reinaugurou o espaço esportivo após ampla reforma tornando o espaço moderno e adequado conforme as exigências de acessibilidade.

A etapa estadual Juvenil terá a participação de 183 escolas, sendo 137 estaduais, 25 municipais, 5 federais e 15 particulares. Serão disputadas cinco modalidades coletivas: basquetebol, futsal, futebol, handebol e voleibol; e seis individuais: judô, xadrez, tênis de mesa, vôlei de praia, ciclismo e atletismo.

A competição credenciou 1.823 pessoas, entre alunos-atletas, técnicos e, dirigentes. Os jogos, provas e partidas ocorrerão nas seguintes praças esportivas: ginásios Cláudio Coutinho e Eduardo Lima e Silva (Dudu), Parque Circuito, AABB, estádio Aluízio Ferreira e nas quadras das escolas estaduais Marcelo Candia, Carmela Dutra, Major Guapindaia e Barão do Solimões.

Os atletas campeões e que obtiverem os respectivos índices olímpicos por categoria serão classificados para a fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que ocorrem de 16 a 25 de novembro, em Brasília (DF).

A solenidade de abertura do Joer, etapa estadual Juvenil, está prevista para iniciar às 20h e durar uma hora. O evento seguirá o protocolo oficial do cerimonial governamental para competição esportiva com a formação da tribuna e fala de autoridades; desfile das delegações; homenagens; execução do hino Nacional; apresentações apoteóticas; juramentos dos atletas, dos árbitros e dos técnicos; condução do fogo olímpico e acendimento da pira, encerrando a solenidade.

O Joer é uma organização e realização da Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar (Gefece), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). 

Fonte: 010 - SECOM/GOV-RO

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias