Quarta-Feira, 13 de Setembro de 2017 - 11:36 (Artigos)

L
LIVRE

BIOGÁS - Por João Antonio Pagliosa

Biogás ou biometano é gás metano produzido em biodigestores, via digestão anaeróbica.


Imprimir página

Os benefícios ambientais da digestão anaeróbica de dejetos animais, são altamente desejáveis, porque livrar o meio ambiente destes resíduos e de seus odores, é muito saudável para o homem e para a natureza.

Além disso, biodigestores nas propriedades rurais que possuem grandes volumes de resíduos orgânicos, são também muito lucrativos pois biogás é fonte energética muito interessante aos produtores rurais.

O biogás pode perfeitamente substituir o gás de cozinha (GLP) para alimentar o seu fogão, pode ser usado como fonte de energia elétrica e pode ainda ser o combustível para movimentar suas máquinas e seus motores.

Biodigestores funcionam como pequenas usinas de produção de energia e são amplamente utilizados em países evoluídos. Aqui no Brasil, ainda é uma técnica pouco reconhecida. Entretanto, produtores rurais que querem agregar valores, e querem melhorar o ambiente de suas propriedades, deveriam optar por esta tecnologia.

A secretaria de agricultura de seu município ou os escritórios locais da EMATER, possuem informações aos ruralistas interessados.

Fonte: 010 - João Antonio Pagliosa

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias