Sexta-Feira, 18 de Novembro de 2016 - 13:50 (Dica de Leitura)

L
LIVRE

BERTRAND PUBLICA: O ANO DA LEBRE - DE ARTO PAASILINNA

Este pequeno incidente se torna uma experiência transformadora para Vatanen, que decide se libertar dos grilhões do mundo: larga o emprego, deixa a esposa, vende suas posses e parte em uma jornada pelas selvas finlandesas com sua nova companhia.


Imprimir página

Kaarlo Vatanen, jornalista, sente-se exausto, cansado da vida urbana. Em uma noite de verão, durante seu trabalho, atropela acidentalmente uma pequena lebre que atravessava uma estrada do campo. Ele, então, sai em busca da criaturinha ferida. Este pequeno incidente se torna uma experiência transformadora para Vatanen, que decide se libertar dos grilhões do mundo: larga o emprego, deixa a esposa, vende suas posses e parte em uma jornada pelas selvas finlandesas com sua nova companhia.

Publicado originalmente em 1975 e traduzido para dezenas de idiomas, “O ano da lebre” é uma instigante mistura de farsa, crise de meia-idade e livro de viagem, além de uma fábula sobre liberdade, compromisso e sobrevivência. Considerado uma obra-prima da literatura mundial pela UNESCO Collection of Representative Works, foi ganhador do Prix Littéraire Air Inter (1989), do Pro Finlândia (1993) e do Premio Letterario Giuseppe Acerbi (1994), além de ter sido adaptado duas vezes para o cinema, em 1977 e 2006.

SOBRE O AUTOR:

Autor fundamental da literatura finlandesa, Arto Paasilinna nasceu em Kittilä, em 1942. Jornalista que se tornou romancista, seus livros altamente imaginativos venderam mais de 7 milhões de exemplares no mundo todo, tendo sido publicados em mais de 40 idiomas e diversas vezes adaptados para o cinema.

Unir abre exposição desenho de Wandes Leão

No período de 18 de novembro a 18 de dezembro a Galeria de Arte da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), prédio da Reitoria, exibirá a exposição Desenhos, de autoria de Wandes Leão, egresso do curso de Licenciatura em Artes Visuais.

A exposição Desenhos é a primeira realizada por um ex-aluno da Licenciatura em Artes Visuais da Universidade na GAU. “É uma grande satisfação para nós do corpo docente, apresentar trabalhos do Wandes Leão iniciados ainda na Universidade”, destacou o professor do Departamento de Artes, Felipe Paros.

Nos trabalhos, o autor explora e amplia as possibilidades da linguagem do desenho através de materiais como tecido e linha, além de técnicas como costura e bordado. A linha (elemento básico de qualquer desenho) ganha corpo físico, e as formas nascem quando essa mesma linha fere e trespassa o plano de tecido. Nesse processo, Wandes dialoga com importantes artistas contemporâneos brasileiros como José Leonilson e Edith Derdyk.

Ainda, e como parte de abertura da exposição, a aluna Marina Del Carmén apresentará a performance Vísceras, na qual dialoga com os mitos gregos da trama de Penélope e das Moiras, as entidades fiadoras das vidas e destinos humanos. Nessa performance, a linha também é elemento central e crucial. A curadoria dos trabalhos e a coordenação da exposição e da performance são de responsabilidade dos professores Edison Arcanjo, Felipe Paros e André Rigatti (Dartes-UNIR).

A abertura ocorrerá no dia 18 de novembro, na Galeria de Arte UNIR (UNIR-Centro), às 10h, com a apresentação da performance Vísceras. A exposição ficará em cartaz até o dia 18 de dezembro. (Fonte: UNIR)

Fonte: Zé Katraca

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias