Quarta-Feira, 16 de Maio de 2018 - 11:52 (Saude)

L
LIVRE

BANCO DE LEITE HUMANO EM PORTO VELHO DIVULGA PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DE DOAÇÃO

Divulgada a programação da Semana de Doação de frascos apropriados para armazenar o leite doado pelas mães e também de incentivo ao aleitamento materno.


Imprimir página

O Banco de Leite Santa Ágata, que fica anexo ao prédio do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, divulga a programação da Semana de Doação de frascos apropriados para armazenar o leite doado pelas mães e também de incentivo ao aleitamento materno, que acontece em todo o país de 18 a 27 deste mês.

A nutricionista do Banco de Leite Santa Ágata, Rejane Fernandes, explica que a Rede Brasileira de Banco de Leite Humano (BLH), que é ligada ao Banco de Leite da Fiocruz, que é referência nacional firmou parceria com a empresa Ancar Ivanhoe, que administra shoppings por todo o país, que irá oferecer infraestrutura para realização de ações nas dependências dos empreendimentos que administra.

No Porto Velho Shopping serão realizadas ações no fraldário, onde profissionais do Banco de Leite Santa Ágata e acadêmicos de enfermagem da Liga Acadêmica de Enfermagem e Aleitamento Materno (Laenfam) estarão orientando mães sobre a importância de amamentar o bebê.

O Porto Velho Shopping também irá oferecer um espaço onde será montado um estande para esclarecer e incentivar as pessoas doarem frasco de vidro com tampa de plástico para o banco de leite fazer o armazenamento do leite humano.

Segundo a nutricionista Rejane Fernandes, a semana de incentivo a amamentação e a doação de frasco segue a Agenda 2030, que prevê a saúde, sustentabilidade e a preservação ao meio ambiente, que tem 17 objetivos e 139 metas. O leite humano do banco de Leite de Porto Velho, atende bebês recém-nascidos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal do Hospital de Base, Regina Pacis, Unimed e Pan Americano.

Atualmente, o Banco de Leite de Porto Velho conta com 70 doadores, sendo 50 externas e 20 mães internas, aquelas que estão com seus filhos internadas na UTI Neonatal, que amamentam e doam o excedente para o Banco de Leite. O leite pasteurizado pode ficar armazenado por até seis meses, o leite congelado deve ser consumido até 15 dias. As crianças que recebem a doação são as que nascem prematuras de alto risco, baixo peso e com doenças graves.

As mães doadoras são orientadas pela médica pediatra Ângela Matos, que toda segunda, quarta e quinta-feira, realiza palestra explicando a importância do leite materno para o desenvolvimento da criança nos primeiros meses de vida. As mães que têm bastante leite são convidadas para serem doadoras para o Banco de Leite.

Elas recebem um kit completo que garante o manuseio na retirada da leite e sua qualidade. Uma vez por semana funcionários da Santa Ágata passam fazendo a coleta. O leite passa por um processo de pasteurização, só depois é liberado para os bebes se alimentarem.

Programação da Semana de 18 a 27 de maio

De segunda à sexta-feira das 17h às 19h – Esclarecimento de dúvidas sobre amamentação e doação de leite. Sábado e domingo das 16h às 20h.

De segunda à sexta-feira das 17h às 19h, atendimento para consultoria de amamentação. Agendamento prévio no balcão de atendimento – 1º piso. Sábado e domingo das 16h às 20h, no fraldário.

Dia 19, às 15h, na Praça de Alimentação – Mamaço e Rodada de Conversa, esclarecimento das dúvidas mais comuns sobre amamentação.

Dia 27, às 16h, na Praça de Eventos Calama – encerramento com aula de dança com sling e yoga mamãe bebe.

Fonte: 015 - Secom - Governo de Rondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias