Terça-Feira, 29 de Maio de 2018 - 18:34 (Agronegocios)

L
LIVRE

ASSISTÊNCIA TÉCNICA MOSTRA RESULTADOS POSITIVOS NA RONDÔNIA RURAL SHOW

O trabalho de assistência técnica e extensão rural realizado pela Emater-RO junto aos agricultores familiares tem contribuído de forma significativa para o desenvolvimento da agricultura no estado de Rondônia.


Imprimir página

O trabalho de assistência técnica e extensão rural realizado pela Emater-RO junto aos agricultores familiares tem contribuído de forma significativa para o desenvolvimento da agricultura no estado de Rondônia. Além de proporcionar aos agricultores melhores condições de vida, o serviço levado ao homem do campo por intermédio dos extensionistas tem resultado em produtos de qualidade e de grande aceitação popular. Essas ações puderam ser comprovadas nos trabalhos apresentados pela Emater-RO e nos produtos oferecidos pelo público assistido pela autarquia durante a 7ª Rondônia Rural Show.

Levar a educação à família rural, oferecer orientações técnicas, viabilizar acesso às políticas públicas faz parte do dia a dia dos extensionistas. É através desse trabalho de extensão rural que o campo se torna um dos principais fomentos para a economia do estado.

Soma-se a essas ações o acesso ao conhecimento de novas tecnologias que levam o homem do campo a uma visão de futuro com novas alternativas de produção e de mercado. Tudo isso foi visto durante a 7ª Rondônia Rural Show, onde o produtor rural pode colocar seu produto em uma vitrine observada por empresários e empreendedores nacionais e internacionais.

Durante o evento, realizado no período de 23 a 26 de maio, no município de Ji-Paraná, a Emater-RO teve a oportunidade de mostrar o resultado obtido com os trabalhos realizados nas diversas áreas de atuação. Na vitrine tecnológica, por exemplo, além de apresentar o potencial de um solo bem preparado, com produção de café, urucum e pastagem irrigada, a instituição preocupou-se em mostrar aos visitantes a importância e viabilidade de uma produção sustentável, com práticas agroecológicas.

PRODUÇÃO ANIMAL E VEGETAL

As orientações para o manejo de pastagem e sanidade animal, bem como as técnicas para obtenção de maior qualidade e produtividade em grãos também foram de grande importância para que a família rural beneficiasse a sua produção. Os produtos apresentados nos estandes como: o queijo do laticínio Jóia, o iogurte Bom Princípio, o achocolatado Tradição e o sorvete Megabom, são resultados obtidos pelo empenho dos extensionistas com os agricultores beneficiários das políticas públicas do estado, mostrando que, do campo à mesa, é possível produzir com eficiência e qualidade.

O cafezinho oferecido em outro estande da Emater-RO mostrou aos visitantes que Rondônia está muito à frente em qualidade e produtividade da lavoura cafeeira e não perde em nada na bebida produzida com café canéfora (Robusta). O trabalho realizado em parceria com a Seagri, Embrapa e instituições apoiadoras tem levado o café de Rondônia para outros estados e outros países trazendo grandes perspectivas para os cafeicultores do estado.

AGROINDÚSTRIA

O trabalho da Emater-RO também pode ser visto através das agroindústrias que levaram seus produtos para serem conhecidos e comercializados durante o evento. Muitos que ali estavam, iniciaram suas atividades produtivas orientados pelos extensionistas da autarquia, que além das orientações técnicas, também incentivaram a formalização e legalização da agroindústria, através do Programa de Verticalização da Pequena Produção Rural (Prove).

A Rondônia Rural Show, em sua sétima edição, mostrou a capacidade do estado com grandes perspectivas para a diversidade de culturas altamente qualificadas e tecnificadas, e os serviços de assistência técnica e extensão rural realizado pela Emater-RO foi de grande importância para mostrar a força da agricultura familiar na produção de alimentos. Produção essa capaz de colocar Rondônia entre os grandes estados de potencialidade agrícola comprovada.

Fonte: 015 - Secom - Governo de Rondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias