Quarta-Feira, 27 de Setembro de 2017 - 18:31 (Artigos)

L
LIVRE

APRENDA A EMAGRECER - POR FLÁVIO MELO RIBEIRO

Extraia prazer no processo de emagrecimento. Foque nas possibilidades prazerosas que esse corpo que você deseja pode lhe proporcionar.


Imprimir página

No artigo da semana passada vimos o ciclo: come muito, engorda, fica insatisfeito com seu corpo, se propõem a emagrecer, inicia dieta, depois de algumas semanas desiste, sofre e passa a comer numa quantidade maior buscando prazer imediato que a comida lhe proporciona. Consequentemente volta a engordar, fica frustrado, come mais ainda, engorda. Porém com o passar das semanas se equilibra emocionalmente, fica novamente insatisfeito com seu corpo e volta a dieta sem se preparar para empreitada. É dessa maneira que o efeito sanfona (engorda emagrece) se perpetua. Também citei como a atenção no ato de comer é fundamental para a pessoa mastigar mais e aprender a saborear a comida e com isso buscar mais rapidamente a saciação. Mas faltou outro item que é o controle da ansiedade.

A ansiedade, de modo geral, é vivida pela sensação de eliminação do tempo, a pessoa quer tudo de imediato, por issosofre duplamente, com o fato de esperar e também antecipadamente. Na ansiedade vive-se como se o futuro fosse algo para ser consumido imediatamente. Mas que vida é essa? Porque a pressa de viver sem saborear os prazeres que a vida oferece. E porque não extrair prazer na construção dos projetos, visto que o caminho da vida se faz ao caminhar, ele não está pronto. E isto é o fantástico da vida, ela precisa ser construída e aqui fica a pergunta: que vida quer ter no futuro? Ao responder essa questão formará a sua frente o caminho que necessita ser trilhado. Caminhando com um mapa a pessoa não se perde, e sabendo para onde ir e como ir, a ansiedade some e o prazer de viver aparece. Esse princípio também precisa ser aplicado nas dietas alimentares; saber qual o corpo se quer ter num futuro próximo, consequentemente sabe-se o que precisa comer e se exercitar para alcança-lo. O prazer não pode vir exclusivamente da comida, este é um entre outros prazeres que se deve viver.

Extraia prazer no processo de emagrecimento. Foque nas possibilidades prazerosas que esse corpo que você deseja pode lhe proporcionar. O mapa da sua vida precisa estar lhe direcionando aos seus objetivos. A vida é mais do que comer. 

Fonte: 010 - Flavio Melo Ribeiro

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias