Segunda-Feira, 03 de Outubro de 2016 - 10:07 (Colaboradores)

L
LIVRE

ALGUMAS CURIOSIDADES DAS ELEIÇÕES DE 2016 EM RONDÔNIA

Em duas cidades-polos os que ficaram com mais de 50% dos votos para prefeito tiveram a candidatura indeferida: Vilhena e Guajará. Outras eleições devem ser convocadas.


Imprimir página

*Em Porto Velho, um historiador foi o vereador mais votado no dia em que a cidade comemorou 102 anos. Aleks Palitot é um dos mais destacados militantes da luta pela preservação da memória local.

*Em Guajará-Mirim, um cego foi o segundo vereador mais votado. Augustinho Figueiredo, muito inteligente e articulado, mereceu a reeleição pois tem uma atuação exemplar como legislador. 

*Cabixi teve a eleição mais apertada do estado; diferença entre primeiro e segundo lugares para prefeito foi de apenas dez votos. 

*Pimenteiras do Oeste teve o vereador eleito com menos votos em Rondônia. Ramon do PDT foi a opção de 66 pessoas, o suficiente para lhe garantir a cadeira.

*Em duas cidades-polos os que ficaram com mais de 50% dos votos para prefeito tiveram a candidatura indeferida: Vilhena e Guajará. Outras eleições devem ser convocadas. 

*Estreante nas urnas, Hildon Chaves, de Porto Velho, que terminou como o mais votado no primeiro turno na capital, entrou na disputa porque a deputada federal Mariana Carvalho desistiu de concorrer. No começo, o reserva que virou titular tinha apenas 1% das intenções de voto. 

*Em Alta Floresta, o prefeito eleito Carlos Borges  renunciou, sem mais explicações, o posto de vice-prefeito assim que venceu as eleições de 2012 ao lado de Ventuil do Posto, que agora disputando a reeleição foi derrotado por ele.

*Parentes de deputados se deram bem. Em Porto Velho, foram eleitos vereadores Luan da TV (filho do deputado Aélcio da TV) e Maurício Carvalho (irmão da deputada Mariana); Juliana, eleita prefeita em Pimenta Bueno, é mulher do deputado Cleiton Roque; em Ariquemes, foi eleita vereadora Carla Redano (esposa do deputado Alex Redano).

*Com apenas 13787 válidos, a pequena a Candeias do Jamari foi a cidade com o maior número de candidatos a prefeito. Foram sete. A diferença entre os três primeiros colocados foi mínima. Venceu o Velho Chico Pernambuco, com apenas 24,38%.

Fonte: Julio Olivar

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias