Sexta-Feira, 11 de Agosto de 2017 - 15:44 (Agronegocios)

L
LIVRE

AGROINDÚSTRIAS DE RONDÔNIA EM MISSÃO NO PARANÁ

Para conquistar o Selo Alimentos do Paraná, os participantes precisam apresentar bons índices de conformidade no contexto de um programa que visa melhorar os processos produtivos das empresas.


Imprimir página

A busca pela qualidade é constante nas agroindústrias apoiadas pelo Sebrae em Rondônia. Para atender uma série de procedimentos de boas práticas da implantação do Selo Alimentos, foram realizadas três missões no Paraná com empresários da abrangência dos escritórios regionais de Vilhena, Rolim de Moura e Ariquemes.

Para conquistar o Selo Alimentos do Paraná, os participantes precisam apresentar bons índices de conformidade no contexto de um programa que visa melhorar os processos produtivos das empresas. É uma iniciativa que aprimora a qualidade dos produtos e incentiva boas práticas de gestão em micro e pequenas empresas do segmento de alimentos.

Entre as empresas que podem se habilitar ao selo estão: indústrias; agroindústrias; panificadoras; confeitarias; cozinhas ou restaurantes industriais; feirantes que beneficiam ou transformam seus produtos e distribuidoras. No Paraná, aquelas que participarem e concluírem com êxito o programa poderão exibir em suas embalagens e seus rótulos o Selo Alimentos do Paraná, certificação que garante credibilidade ao produto. Para Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae em Rondônia que acompanhou as missões, foi muito importante que nossos empresários adquirissem essa experiência de verificar os pontos críticos de controle exigidos pela segurança alimentar. Disse ele - “Fomos conhecer o Programa Selo de Qualidade e as agroindústrias do Paraná para implantar a metodologia nas agroindústrias no estado, visando melhorar a qualidade e variedade de produtos das empresas agroindustriais de Rondônia”.

Da região de Vilhena, foram treze empresários de agroindústrias de diversos segmentos, dois veterinários responsáveis técnicos das prefeituras de Vilhena e Colorado do Oeste e uma funcionária do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) do setor de Agronegócios. O Sicoob de Vilhena foi parceiro e contribuiu em contrapartida aos empresários da agroindústria no valor de 15 mil reais para a visita técnica. Da região de Rolim de Moura, participaram sete agroindústrias, o secretário de Agricultura do município e dois técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). O regional de Ariquemes levou onze gestores de agroindústrias.

De 6 a 9 de agosto, os integrantes participaram de palestras e receberam as informações na sede do Sebrae do Paraná sobre as boas práticas, as dificuldades e os entraves na implantação do selo. Também realizaram visitas técnicas em sete agroindústrias que passaram pelo processo de implantação do selo. Para os empresários participantes, as oportunidades proporcionadas foram inéditas, principalmente por conhecerem processos produtivos e adquirem conceitos de inovação que vão auxiliar muito na melhoria de seus empreendimentos. Para Sérgio Ywamoto, que tem agroindústria de leite, iogurte e queijo em Colorado do Oeste, os empresários agradecem pelos contatos que conseguiram estabelecer e pelo conhecimento de novas tecnologias de produção.

Para mais informações, acesse o site sebrae.ro, envie mensagem pelo WhatsApp para o número (69) 98130 5656, ou fale com a Central de Atendimento pelo 0800 570 0800.

Fonte: 010 - Mário Antônio Veronese Varanda

Noticias relacionadas

Banner Ale

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias