Quarta-Feira, 17 de Junho de 2015 - 16:25 (Colaboradores)

ACESSIBILIDADE PARA TODOS, POR JÚNIOR CAHULLA

Em Porto Velho tem muitos locais como bares e restaurantes que não tem acessibilidade alguma para as pessoas com deficiência.


Imprimir página

Por Júnior Cahulla

A acessibilidade é um tema muito importante, mas pouco discutido pelos governantes do país, talvez, para eles isso como "pessoas" não tenha tanta importância assim.

Existe até um portal eletrônico do governo federal onde apresenta as diretrizes a serem aplicadas, mas esse portal só existe "PARA DIZER QUE TEM", na prática nada é feito. Outra coisa: o deficiente não precisa de portais para enganar bobo, o que eles precisam são de políticas públicas que realmente funcione.

Existe uma lei que é linda no papel (LEI 10.098/2000), mas na realidade não se aplica nas ruas, nos espaços públicos. Em muitas cidades do país existem reclamações de que não há acessibilidade e em Rondônia não é diferente.

Em Porto Velho tem muitos locais como bares e restaurantes que não tem acessibilidade alguma para as pessoas com deficiência. São raros os lugares que tem esse de serviço para oferecer para quem precisa, e quando tem,  um carro está estacionado bem no lugar da passagem.

Essa acessibilidade que é uma palavra linda de se dizer, mas que na realidade não é aplicada. Por isso que tem muita gente que ainda se esconde em casa com vergonha de ser quem elas são em pleno SÉCULO XXI.

MAS SABEM POR QUÊ ESSAS PESSOAS SE ESCONDEM? Porque elas sentem medo de acidentes nas ruas esburacadas de Porto Velho e por não ter "A ACESSIBILIDADE" DE DIREITO ASSEGURADA.

Fonte: Júnior Caulla

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias