ABERTO O 2º SIMPÓSIO DE MANEJO SUSTENTÁVEL DAS PASTAGENS DE RONDÔNIA - News Rondônia São ações que propiciarão benefícios de ordem ecológica, econômica e social, com vistas à sustentabilidade dos sistemas pastoris.

Porto Velho,

Quinta-Feira , 19 de Novembro de 2015 - 11:58 - Geral


 


ABERTO O 2º SIMPÓSIO DE MANEJO SUSTENTÁVEL DAS PASTAGENS DE RONDÔNIA

São ações que propiciarão benefícios de ordem ecológica, econômica e social, com vistas à sustentabilidade dos sistemas pastoris.

ImprimirImprimir página

Mais de 200 pessoas compareceram à solenidade de abertura do 2.º Simpósio de Manejo Sustentável das Pastagens de Rondônia. Aberto oficialmente nesta quarta-feira (18), no Centro de Treinamento da Emater (Centrer), em Ouro Preto do Oeste, o evento contou com acolhimento e apresentação do atual cenário da pecuária leiteira no estado. Em sua primeira manhã de trabalho o evento contou com palestras sobre o uso de pastagens para a produção animal, irrigação e uso racional da água.

Convidados e inscritos chegaram ao Centro de Treinamento da Emater animados com a perspectiva de discutir ações inovadoras para a melhoria da pastagem rondoniense. Acolhidos pelo presidente da Comissão organizadora do evento, José Renato Alves, extensionistas, pesquisadores, técnicos, produtores, palestrantes e acadêmicos estarão reunidos, nestes próximos dois dias trocando informações e conhecendo novas tecnologias que poderão reverter o cenário rondoniense para uma situação mais positiva com a recuperação e renovação de áreas desmatadas ou em degradação.

Segundo dados da Embrapa, a área desmatada em Rondônia já ultrapassa a 85.000 km2, da qual se estima que cerca de 70% são usados em algum período, com pastagens. Isto corresponde a cerca de 40% do território do Estado, perfazendo mais de 5,5 milhões de hectares de pastagens.

Com a discussão pretende-se criar não só um alerta, mas apresentar discussões que propiciam a recuperação e/ou renovação, bem comoa intensificação do uso de pastagens cultivadas,a fim de reduzir a expansão em áreas de florestas. São ações que propiciarão benefícios de ordem ecológica, econômica e social, com vistas à sustentabilidade dos sistemas pastoris.

A parceria formada pela Emater, Embrapa e Sebrae nesse contexto é de suma importância para que se possa mudar a realidade do estado, com saldo positivo creditado ao manejo  sustentável das pastagens. “Estamos todos juntos nessa ação para levar essa tecnologia das pastagens, diz o pesquisador da Embrapa, Frederico Botelho, alertando que “Rondônia tem pastagens muito degradadas e com mais conhecimento poderemos mudar essa realidade”.

Para Sebastião Oliveira, do Sebrae, a participação de todos é importante e onde houver evento que leve conhecimento, tecnologia e informação ao produtor rural o Sebrae estará presente. “Estaremos sempre juntos, unindo esforços para fortalecer o agronegócio no estado”.

O vice-diretor-presidente da Emater, Francisco Mende de Sá Barreto Coutinho, falou da importância dessa união entre o governo estadual, por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri) e Emater, e entidades como Embrapa e Sebrae, para que todos, técnicos, agricultores, possam sair do evento com mais conhecimento. “Rondônia é o estado brasileiro onde há maior concentração de agricultores familiares e o governador Confúcio Moura tem trabalhado muito para que essa classe se fortaleça e aumente a sua produtividade”.

O deputado Marcelino Tenório, que prestigiou o evento enfatizou que Rondônia tem todos os requisitos para ser o grande produtor de leite do país. “Temos terra, temos abundância de água, temos condições climáticas e temos capacitação técnica, o que precisamos é que o produtor rural visualize isso”, disse, lembrando que a assembléia legislativa não tem medido esforços na busca de políticas públicas para o produtor rural.

A primeira manhã do dia 19 iniciou os trabalhos com a apresentação do palestrante Moacyr Dias Filho, da Embrapa/Belém, que falou sobreo uso de pastagens para a produção animal no Brasil, e do palestrante Carlos Augusto Brasileiro Alencar, fez uma apresentação sobre irrigação de pastagens e o uso racional da água.

NOTICIAS RELACIONADAS

Fonte: Emater/ro

Comentários do Facebook

Veja Também

Publicidade

  • Http://www.Auto-doc.pt