Domingo, 13 de Agosto de 2017 - 10:34 (Saude)

L
LIVRE

A AÇÃO SOCIAL DE PREVENÇÃO AO CÂNCER EM CUJUBIM FOI UM SUCESSO!

Serão atendidas mais de 400 pessoas ao longo dessa ação.


Imprimir página

A Ação Itinerante aconteceu neste sábado dia 12 de Agosto onde o grupo de médicos, enfermeiros e agentes de saúde voluntários do São Pellegrino e do Inacar fizeram atendimento ao público na Escola Estadual Antônio Francisco Lisboa, localizado no Bairro Setor 03, em Cujubim.

Foi oferecido consultas de oncologia geral, teste PSA, que ajuda a detectar câncer de próstata, coleta de material para exames preventivos, exame de sangue e até mesmo biópsias. Além das ações específicas da equipe do São Pellegrino, também ofereceram consultas de clínico geral para adultos e crianças, fisioterapia rítmica, ginecologia e vacinação.

Segundo o médico oncologista, Dr. Antônio Lopes, este tipo de ação já vem sendo realizada desde 2010. Este ano já foram realizadas duas ações em Cujubim, com a finalidade de atender a população não só da cidade, mas também moradores da área rural. A distância e a falta de profissionais capacitados para atender esses pacientes são fatores importantes para a realização dessas ações no interior do estado.

Devido a falta de atendimento adequado e a inviabilidade de transporte para o tratamento em outras cidades, os pacientes acabam ficando sem amparo.

O prefeito de Cujubim, Pedro Marcelo, enfatiza a importância do Instituto São Pellegrino na ajuda a esses pacientes que necessitam de tratamento adequado e não possuem condições nem mesmo de fazer os exames para detectar vários tipos de doença.

Um exemplo disso foi o caso da mãe da Rodneia Pereira, coordenadora e idealizadora deste projeto, que há 10 anos atrás descobriu um câncer no colo do útero e não resistiu por falta de atendimento e profissionais adequados. Um dos sonhos da mãe de Rodneia era realizar esse tipo de evento e levar informação aos pacientes. Hoje vê com orgulho as ações que faz, junto a parceria como o do Instituto São Pellegrino onde mudam a realidade de muita gente.

Fonte: agenciarteproducoes.com.br

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias

Http://www.Auto-doc.pt