Terça-Feira, 24 de Abril de 2018 - 09:29 (Tecnologia)

L
LIVRE

9 MILHÕES DE FAMÍLIAS BRASILEIRAS JÁ RETIRARAM O KIT GRATUITO DISTRIBUÍDO PELA SEJA DIGITAL

Para facilitar o acesso ao sinal digital, as famílias de menor renda atendidas pelo Governo Federal recebem kits com antena digital e conversor


Imprimir página

A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos,responsável pela operação do processo de migração do sinal de TV no Brasil, acaba de atingir um importante marco: nove milhões de famílias já foram beneficiadas com os kits gratuitos e estão assistindo à programação da TV aberta pelo sinal digital. O kit, composto por antena digital e conversor com controle remoto, permite que os televisores antigos recebam o sinal digital e que a população continue assistindo à programação da TV aberta após o desligamento do sinal analógico de TV.

Este processo começou no Brasil em 2015 e até o fim de 2018, mais de 1,3 mil municípios passarão pela mudança. Até o momento, mais de 550 cidades brasileiras já contam com o sinal de TV aberta 100% digital. “São mais de 85 milhões de pessoas assistindo TV aberta apenas pelo sinal digital, que oferece muito mais qualidade de som e imagem”, afirma Antonio Carlos Martelletto, presidente da Seja Digital.“A distribuição dos kits gratuitos possibilita que as famílias de menor renda tenham acesso a essa tecnologia de forma gratuita”.

A entrega do kit de número 9 milhões aconteceu nesta terça-feira, 17/4, em Porto Velho (RO). Em regiões onde a distribuição de kits já está acontecendo, a população deve acessar sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147, verificar se têm direito aos equipamentos e agendar a retirada. O cronograma de desligamento do sinal analógico de TV pode ser consultado no site www.sejadigital.com.br.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Fonte: 010 - elaine maia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias