Quarta-Feira, 14 de Setembro de 2016 - 10:29 (Pecuaria)

L
LIVRE

27º LEILÃO FAZENDAS SANT´ANNA DESTACA GENÉTICA COMO INSUMO MULTIPLICADOR DA PECÚÁRIA

O 27º Leilão Fazendas Sant’Anna começa às 14 horas, mas as porteiras estarão abertas o dia todo para apresentação do gado e o programa de seleção que comemora 42 anos contribuições ao desenvolvimento do agronegócio.


Imprimir página

No próximo domingo (18 de setembro) as Fazendas Sant’Anna comemoram 27 anos ininterruptos de leilão. Com transmissão pelo Canal Terraviva e pré-lances pelo site MF Rural (www.mfrural.com.br), serão ofertados, em Rancharia (SP), 180 touros da raça Nelore. A programação é dedicada à genética, o insumo multiplicador da pecuária. Centenas de produtores, empresários e lideranças do agronegócio serão esperados pelos anfitriões Jovelino, Bento e Carmo Mineiro.

O 27º Leilão Fazendas Sant’Anna é chancelado pelo Programa de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas (PMGZ), da ABCZ, e conta ainda com uma novidade: uma bateria única de touros “POI” (Puro de Origem Internacional), genética ideal ao refrescamento do sangue Nelore no Brasil, de forma a reduzir possíveis perdas de produtividade em virtude do aumento da consanguinidade, problema identificado ainda em 2008. “Eles apresentam DEPs extraordinárias para uma série de caraterísticas de real impacto econômico na pecuária, como habilidade materna, rusticidade, ganho de peso e rendimento de carcaça”, explica Bento Mineiro, ressaltando que a genética é um insumo indispensável como os demais usados em uma fazenda.

“Não adianta ter pasto adubado e bem manejado, fazer todo o controle sanitário e nutricional se o animal não carregar genes que potencializem estas tecnologias trazendo arrobas extras por hectare/ano. Essa é uma exigência na pecuária atual”, complementa o diretor da Fazenda Sant’Anna.

O 27º Leilão Fazendas Sant’Anna começa às 14 horas, mas as porteiras estarão abertas o dia todo para apresentação do gado e o programa de seleção que comemora 42 anos contribuições ao desenvolvimento do agronegócio. 

O pagamento será em 24 parcelas (2+2+2+18), com frete gratuito para cargas fechadas dentro da malha rodoviária ou qualquer quantidade em SP, PR, MS, MT, GO, TO, RJ MG e ES, além de pontos de entrega em Feira de Santana (BA), Vilhena (RO) e Marabá (PA). Condições especiais para lances antecipados via MF Rural.

Revolução do melhoramento genético

A compreensão da genética como insumo multiplicador da pecuária tem como base observações sobre o retorno econômico gerado pelos reprodutores Fazendas Sant’Anna nas propriedades de seus clientes. Essa visão foi referendada academicamente através de uma pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (ESALQ/USP), em parceria com a ABCZ. A missão foi desvendar os ganhos oferecidos pela genética zebuína em diferentes modelos de produção.  Em uma fazenda de recria/engorda no Estado de São Paulo, o rendimento por hectare chegou a 400%.

Também foram identificados ganho de ordem social que podem ser conferidos através do link http://www.crpbz.org.br/PortalUploads/Docs/784.pdf. “Esforços como estes vêm tornando possível a comprovação científica de que o investimento na genética traz retornos financeiros significativos. Hoje, não são apenas os produtores, mas os estudos confirmam que a genética é o caminho para aumentar a lucratividade do pecuarista”, diz Bento Mineiro.

Fonte: Robson Rodrigues - Pec Press

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias