10 DICAS PARA ESTUDAR PARA O ENEM 2016 - News Rondônia O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 teve 8,647 milhões de inscrições confirmadas, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

Porto Velho,

Terça-Feira , 14 de Junho de 2016 - 20:27 - Colaboradores


 


10 DICAS PARA ESTUDAR PARA O ENEM 2016

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 teve 8,647 milhões de inscrições confirmadas, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

ImprimirImprimir página

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das provas mais aguardadas pelos estudantes do país, com o fim das inscrições os candidatos devem elaborar um bom plano de estudos para garantir o bom rendimento nas provas do Enem.

Com um plano de estudos elaborado e um bom material de estudos, o candidato tem excelentes chances de ter uma boa nota no Enem 2016, e ter uma boa nota nas provas de Linguagens, códigos e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias e também na prova de redação.

A atual edição do exame teve 9.276.328 participantes inscritos. Só foram consideradas confirmadas as inscrições que tiveram o pagamento da taxa. Na história do exame, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número alcançado neste ano é o segundo maior, ficando atrás apenas de 2014, quando 9,4 milhões se inscreveram.

Em 2015 foram 8,4 milhões de inscritos, dos quais 7,7 milhões confirmaram as inscrições (com o pagamento do boleto ou obtenção da isenção da taxa). Ao fim daquele ano, 5,7 milhões fizeram as provas do exame.

Datas da prova 2016

No dia 5 de novembro, um sábado, os estudantes fazem as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No dia 6, domingo, a prova terá linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.

Nos dois dias, os portões serão abertos às 12h e se fecham às 13h. O início das provas é às 13h30. Como nos anos anteriores, o primeiro dia de prova dura 4 horas e 30 minutos e o segundo, 5 horas e 30 minutos.

Mesmo com a mudança na Presidência da Reública, o ENEM é um programa que tem uma história de sucesso consolidada e já tinha um calendário posto, que os estudantes devem seguir.

Segurança e tecnologia 

O intervalo de 30 minutos entre o fechamento dos portões e o início das provas, para dificultar vazamentos de questões, será mantido.

Em 2015, o MEC diz ter identificado 1.570 ocorrências de maior ou menor porte, incluindo "algumas tentativas de fraude bem sofisticadas". Entre os casos, também havia pessoas se passando pelos estudantes inscritos para fazer a prova em nome de outra pessoa. Com o registro biométrico, o MEC espera evitar esse tipo de infração.

Veja as 10 dicas para estudar para o ENEM 2016, que nossa coluna ESPAÇO LIVRE DEIXA PARA VOCÊ , e garanta uma boa nota no Enem 2016.

10 dicas de estudo Enem 2016

1ª. Faça um plano de estudos: Um plano de estudos é de grande importância para os candidatos que prestam as provas do Enem 2016, pois como o exame é bem extenso, e visa testar o conhecimento apreendido durante todo o ensino médio, tendo assim a necessidade do aluno elaborar seu plano de estudo, para saber exatamente quais serão as matérias, o conteúdo e o tempo para cada conteúdo de estudo.

2ª. Escolha um bom material de estudos: Os candidatos que priorizam um bom material de estudos, se saem melhor em qualquer prova, como o Enem 2016 é um exame com questões bem especificas é uma boa decisão escolher material especifico para o Enem 2016, dessa forma o estudante se familiariza com as questões cobradas no Enem 2016, e tem seu estudo mais bem direcionado.

3ª. Tenha um bom ambiente de estudos: A escolha de um bom ambiente pode garantir ao candidato um melhor tempo de estudo e melhor aproveitamento, que deve escolher um ambiente calmo, organizado, com boa iluminação e ventilação, dessa forma sua aprendizagem será feita de forma mais rápida e tranqüila.

4ª. Diversifique matérias: Estudar por muito tempo uma mesma matéria pode sobrecarregar o estudante que após algumas horas de estudo sobre o mesmo conteúdo não tem um bom aproveitamento, o melhor é após no maximo 2 horas no mesmo assunto mudar o conteúdo estudado.

5ª. Priorize as matérias mais difíceis: O ideal é que no começo do plano de estudos o candidato priorize as matérias que tem mais dificuldade, e após ganhar mais conhecimento na matéria, se dedicar também as matérias que tem mais afinidade.

6ª. Faça pausas: Fazer pausar de alguns minutos após 1 hora de estudos pode ajudar ao estudante a descansar o cérebro e facilitar e reter o conhecimento, pois após algum tempo de estudo o rendimento do aprendizado decai, com a pausa de poucos minutos o estudante volta mais focado e descansado.

7ª. Faça resumos do conteúdo estudado: Fazer resumos pode ser de grande importância no momento do estudo, o candidato que se dedica algum tempo para escrever resumos ganha tempo de estudos, pois é importante para a retenção do conhecimento a revisão periódica do que foi estudado, sendo o resumo uma forma concisa para esse fim.

8ª. Leitura: O candidato ao Enem 2016 deve priorizar a leitura, sendo a prova do Enem bem conhecida por ser extensa e possuir bastante texto, o candidato que tem o costume de ler garante com esse habito uma melhor preparação para as provas do Enem 2016, além de ganhar vocabulário que será de grande ajuda na prova de redação.

9ª. Tenha um grupo de estudos: Estudar sozinho é o ideal, porém muitas das vezes o estudante pode ter duvidas sobre determinado conteúdo, e ter um grupo de estudos para tirar suas duvidas sobre determinado conteúdo pode ser excelente para seu estudo.

10ª. Seja saudável: Praticar uma atividade física, ter uma boa alimentação e estar sempre bem hidratado com bastante água pode ajudar muito durante esse período longo de preparado e estudo, o candidato deve ter esse hábitos saudáveis para garantir uma boa disposição e saúde para enfrentar esse período.

NOVIDADE

O MEC também criou um aplicativo "Enem 2016" para que o participante acompanhe o cronograma e os avisos feitos pelo ministério. O app é gratuito e estará disponível para iOS, Android. Os dados de inscrição e senha poderão ser armazenados no próprio aplicativo, para evitar perda. O sistema vai estar disponível para download desde dia 1º de junho.

CURIOSIDADE

VOCÊ SABIA? Existem pessoas que ficam 7 horas confinadas pelo Enem.

Mais de 90 mil estudantes no último ENEM ficaram isolados até as 19 horas, quando finalmente puderam começar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São os sabatistas, que guardam o sábado por convicção religiosa, o que significa que só trabalham ou estudam após o pôr do sol.

São sabatistas, por exemplo, os adventistas e os judeus. Eles chegaram aos locais de prova no mesmo horário dos demais estudantes, mas ficam em uma sala aguardando o horário em que podem começar a avaliação. No domingo, os sabatistas fazem a prova no horário normal.

Os candidatos sabatistas precisam chegar ao local de aplicação da prova junto com os demais participantes. Em todo o país, os portões estarão abertos das 12h às 13h, no horário oficial de Brasília. Após o fechamento, os participantes não poderão entrar nos locais de aplicação. Entretanto, enquanto os candidatos iniciam o exame às 13h30, os sabatistas aguardam em uma sala de provas. Para eles, o exame é iniciado apenas às 19 horas, no horário de Brasília, com exceção de Roraima, Rondônia, Amazonas, Acre e Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde a prova começa às 19h considerando o horário local.

Esta edição do Enem 2016 traz, pela primeira vez, o reconhecimento individual por meio de impressão digital na ficha de identificação do participante. Esse novo procedimento adota a tecnologia de selo gráfico autoadesivo e soma-se aos demais, tais como lacre eletrônico nos malotes de prova e uso de detector de metais nos locais de aplicação do exame.

José Carlos Paim
Professor e Jornalista MTB-1453/RO

NOTICIAS RELACIONADAS

Fonte: José Carlos Paim

Comentários do Facebook

Veja Também

Publicidade

  • Http://www.Auto-doc.pt