Segunda-Feira, 18 de Setembro de 2017 - 18:28 (Comercio e Industrias)

L
LIVRE

EMPREENDEDORISMO - PROJETO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL É APRESENTADO À PRIMEIRA-DAMA

A proposta do projeto é atender numa primeira fase 540 pessoas com cursos variados

Possibilidades que possam fomentar o empreendedorismo e a formação profissional da população mais carente foram apresentadas a primeira-dama de Porto Velho, Ieda Chaves, durante reunião na tarde de sexta-feira (15), com a presença do Subsecretário Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Júlio César Siqueira, do diretor do Sine Municipal, Euzébio Lopes e de representantes das duas instituições de ensino técnico profissionalizante, selecionadas para a execução do projeto de geração de emprego e renda as comunidades excluídas da cidade, o Instituto de Ensino Técnico São Rafael e do Instituto de Pesquisas de Rondônia (IPRO).

A proposta do projeto é atender numa primeira fase 540 pessoas com cursos variados, com duração de três a seis meses, como corte e costura, doces regionais e compotas, correção e adubação do solo, panificação, entre outras. "São áreas visando focadas no potencial do mercado, trabalhando quem sabe numa perspectiva de tornar futuramente Porto Velho um polo de confecção", lembrou Júlio César.

Carlos de Oliveira Silva, que é diretor presidente do Instituto de Ensino Técnico São Rafael, um dos selecionados por meio do chamamento público, deixou claro que todos os cursos impulsionam os jovens e adultos capacitados para o empreendedorismo com aulas de gestão e comercialização, além de direitos humanos e cidadania.

Preocupada com o desenvolvimento socioeconômico do município, Ieda Chaves, se mostrou bastante satisfeita com as ideias e já deu o aval positivo para a execução, faltando apenas o ajuste de alguns detalhes, como de seleção. A prefeitura já dispõe de recursos e deve lançar em breve o processo de inscrição.

"É importante também nos atentarmos a aptidão, o potencial dos capacitados, para que todo conhecimento seja levando a frente, ao mercado e que não fique apenas no curso", disse a primeira-dama ao demonstrar sua preocupação com o encaminhamento dos beneficiados pelos cursos até o mercado profissional. Aprovado o programa, a prefeitura deve lançar em breve o projeto e informar a população.

Também participaram da reunião o captador de recursos do IPRO, Jamil Leite; a diretora financeira, Nayara Coura; o assessor de desenvolvimento econômico da Semdestur, Ednilson Gadon e também Geruzza Ramos.

Fonte: 010 - comdecom

Link: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/empreendedorismo+projeto+de+capacitacao+profissional+e+apresentado+a+primeira+dama/97941

News Rondônia