Sexta-Feira, 14 de Setembro de 2018 - 09:10 (Eleições 2018)

L
LIVRE

SÉRIE 'PLANO DE GOVERNO'; CONHEÇA AS PROPOSTAS DE EXPEDITO JÚNIOR

Vale lembrar que os planos de governo estão disponíveis no Sistema de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCand2018) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e todos os documentos pautam a nossa série.

News Rondônia finaliza a divulgação das propostas dos candidatos ao Governo de Rondônia. Mediante sorteio realizado por nossa editoria, as nove chapas tiveram seus espaços garantidos. A ordem do sorteio foi assim definida: Vinícius Miguel (Rede), Comendador Valciclei Queroz (PMB), Maurão de Carvalho (MDB), Pedro Nazareno (PSTU), Acir Gurgacz (PDT), Coronel Marcos Rocha (PSL), Pimenta de Rondônia (PSOL), Coronel Charlon (PRTB) e Expedito Júnior (PSDB).

Vale lembrar que os planos de governo estão disponíveis no Sistema de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCand2018) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e todos os documentos pautam a nossa série.

Hoje (14), na última reportagem da série, apresentamos o plano de governo de Expedito Júnior (PSDB). O plano do candidato possui 48 páginas e é aberto com uma carta à sociedade. Nele, Júnior prega que “as propostas apresentadas são as linhas principais de um planejamento que visa metas reais e exequíveis e a atuação de um Governo responsável, transparente e equilibrado”. Educação, saúde, assistência social, trabalho e renda, segurança, esporte e lazer são alguns itens propostos. Conheça algumas propostas do plano;

Definir padrão de qualidade aceitável para unidade escolar (qualidade de ensino, métodos, materiais, mobiliário, infraestrutura e carga horária); Criar e executar o Programa de Infraestrutura de Ensino Mínima; Liderar a Equipe Técnica da SEDUC para apoiar e orientar as escolas no planejamento das ações necessárias para o avanço da qualidade de ensino na escola; Criar e Executar o Programa de formação de gestores da escola; Expandir o número de escolas; Implantar o Programa de Formação Inicial e Continuada de Professores do Estado de Rondônia; Priorizar no primeiro ano de governo um Programa de Fortalecimento da Carreira do Professor e Melhoria da Qualidade do Ensino; Criar política para suprir a carência de professores de algumas áreas;

Melhorar as características tecnológicas da Rede de Saúde através de investimento de equipamentos médicos; Estruturar e ampliar a Regulação da Atenção à Saúde e da Regulação do Acesso à Assistência; Expandir os ambulatórios médicos de especialidades onde ficam concentradas as equipes multidisciplinares de saúde; Fomentar e apoiar a organização dos municípios em Consórcios Intermunicipais de Saúde; – Fortalecer programas de saúde focados em seguimentos específicos da população através da implantação do atendimento especializado e diferenciado; Melhorar e qualificar o cuidado às pessoas com doenças crônicas; – Política de Saúde do Trabalhador e Ampliação de leitos hospitalares de média e alta complexidade.

Apoiar os municípios para implantação da gestão plena do Sistema Único de Assistência Social; Implementar ações para superar as exclusões sociais; Apoiar programas para crianças e adolescentes; Implantar o Plano Estadual de Habitação de Interesse Social de Rondônia; Estabelecimento de um Plano habitacional para o Estado localizando a oferta de moradias; Implantar Centros de Convivência e lazer para idosos em parceria com IES cursos de educação física.  

Facilitar o acesso a mercado; Fomentar o desenvolvimento e fortalecimento das Micro e Pequenas Empresas; Promover as vocações turísticas e culturais do Estado; Fortaleceras atividades coletivas e fomento de atividades inovadoras; Incentivar a piscicultura e a agricultura sustentável familiar.

Investir no policiamento comunitário; Promover a integração das ações das forças da Segurança Pública; Reorganizar a estrutura organizacional e funcional da SESDEC; Implantar modelo de gestão baseado em tecnologia e gestão orientada para resultados; Criar programas próprios ou em parceria com a união e os municípios de prevenção e ressocialização de presos; Ampliar as medidas protetivas à mulher em situação de violência doméstica; Ampliar o efetivo do Corpo de Bombeiros e garantir a presença de batalhões nos municípios; Propiciar a participação dos Agentes Penitenciários na gestão da Secretaria de Justiça.

Fazer a reestruturação organizacional e funcional da SEJUCEL para que ela tenha capacidade de construir e gerir as políticas públicas de esporte e lazer do Estado; Criar Portifólio de Programas Estaduais de Fomento ao Esporte; Implantar programa de agentes de esporte e lazer nas comunidades; Criar espaços de convivência para a prática de atividades culturais, artística,profissionalizantes, esportivas e de lazer com vistas ao desenvolvimento pleno dos jovens.

Melhoria dos indicadores de saneamento; PPP do Porto Público, com desenvolvimento do Terminal Anchieta e ligações logísticas; - Melhoria da Infraestrutura rodoviária; - Centralizar as operações de desassoreamento do Rio Madeira junto ao Governo de Rondônia; – Alfandegamento do aeroporto de Porto Velho.

Regularização fundiária e ambiental das propriedades agrícolas; Regularização fundiária; Condicionamento Químico e Físico do Solo; Apoio técnico para elaboração e acompanhamento de projetos de financiamento; Criação de uma base informatizada de dados e mapas georreferenciados e Estabelecer convênios com instituições de ensino superior do Estado e a EMBRAPA; Intensificação do Uso do Poder de Compra do Estado; Desenvolver capacidade de armazenamento para o crescimento da produção e reduzir as perdas de produção por falta de local.

Fonte: NewsRondônia

Link: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/serie+plano+de+governo+conheca+as+propostas+de+expedito+junior/116101

News Rondônia